FUNDAMENTOS DE GESTAO EM SERVIÇO SOCIAL

Páginas: 10 (2495 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Introdução

Este trabalho trata-se do papel da atuação profissional do assistente social frente às políticas sociais. Com intuito de apresentar corretamente as vastas competências para se desprender totalmente do assistencialismo no caso da ação de intervenção.
Apesar dos limites impostos pelo capitalismo à política social, é possível sim combater a pobreza, desde que se deixem de lado idéiaserrôneas da direita, em que o crescimento econômico é visto como antídoto à pobreza; e da esquerda, que, à revelia do mercado, fantasia meras assistências.
O Serviço Social se tornam expressivas referências às mudanças no mundo do trabalho, ao papel do Estado e à composição e dinâmica das classes sociais enquanto categorias explicativas dos processos macro sociais que afetam e determinammudanças na experiência profissional.
























Especificamente, esses impactos ocorrem em dois planos: um mais visível e imediato, relaciona-se com questões que recaem diretamente sobre o exercício profissional; o outro, mais amplo e complexo, refere-se tanto ao surgimento de novas problemáticas que podem ser mobilizadoras de competências profissionaisestratégicas, como à elaboração de proposições teóricas. Políticas, éticas e técnicas que possam se apresentar como respostas qualificadas ao enfrentamento das questões que lhe são postas.
Cabe ao Assistente Social, refazer teórica e metodologicamente o caminho entre a demanda e as suas necessidades fundamentais, situando-as na sociedade capitalista contemporânea, com toda sua complexidade.

“a profissãode Serviço Social, como tantas outras é determinada socialmente a partir da relação entre divisão social do trabalho e atendimento de necessidades sociais” (MOTTA, p.27, 1987)

Assim, as profissões se criam a partir de necessidades sociais e se desenvolvem na medida da sua utilidade social, vindo a institucionalizar práticas profissionais reconhecidas socialmente. Devem ser capazes deproblematizar as demandas para apreender o conjunto de mediações que expressam a vinculação entre as “reais necessidades” e as exigências do mercado de trabalho profissional é o passo inicial para a construção dos objetos e objetivos estratégicos da ação profissional, uma vez que se ater às demandas do mercado de trabalho profissional postas pela reestruturação produtiva é esquecer que:

“as necessidadessociais referidas às demandas são mera aparência que não expressam as necessidades sociais reais da classe trabalhadora, e inclusive as transfigura em seu conteúdo.”(MOTTA,p.35, 1999 apud HELLER,p.82,1987)

Para a apreensão das reais necessidades, se faz necessário que haja uma relação entre teoria e prática.
Constituem aspectos inseparáveis do processo de conhecimento e devem ser consideradasna sua unidade, levando em conta que a teoria não só se nutre na prática profissional e histórica como também representa uma força transformadora que indica à prática os caminhos da transformação.
São indissociáveis, uma vez que a prática é o fundamento da teoria, ou seja, o ponto de partida e a base principal e substancial do conhecimento. O próprio conhecimento se desenvolve com base naprática, pois o conhecimento e as ciências surgem e se desenvolvem devido às necessidades da prática, às necessidades da vida. Na prática colocam-se à prova os conceitos e as teorias, estabelecem-se a sua veracidade ou falsidade, precisam-se e sistematizam-se os conhecimentos. Não se poder ter uma prática profissional fundamentada só na prática,uma vez que:

“ As idéias necessárias à cotidianidadejamais se elevam ao plano da teoria, do mesmo modo como a atividade cotidiana não é práxis [...]na cotidianidade a atividade individual não é mais do que uma parte da práxis, da ação total da humanidade que, construindo a partir de uma dado, produz algo novo, sem com isso transformar em novo o já dado.” (HELLER.p.32,1985)

A vida cotidiana se desenvolve em meio a muitas e variadas atividades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os fundamentos do serviço social na contemporaneidade os...
  • fundamentos do serviço social
  • Fundamentos Metodologica do Serviço Social
  • fundamentos filosoficos do serviço social
  • Fundamentos do serviço social
  • FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL
  • Fundamentos do serviço social
  • Os fundamentos do serviço social na contemporaneidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!