Fundamentos de gest o em educa o mat de pesquisa p ATPS pedago

1199 palavras 5 páginas
Fundamentos de gestão em educação
Enviado por Lio1965 11/09/2014 3707 Palavras

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/ UNIDERP
PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS DA GESTAO EM EDUCAÇÃO

Lio Pereira

Relatório Final

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue comorequisito parcial da disciplina de Fundamentos da Gestão em Educação da professora-tutora: Profª. Fulana de Tal.

Profª Maria Clotilde Pires Bastos

Lauro de Freitas
Junho/2014
INTRODUÇÃONeste trabalho de ATPS de Fundamento da Gestão em Educação, buscamos através dos desafios e nas etapas propostas desenvolver nossas competências e habilidades que constam nas Diretrizes CurricularesNacionais e demais leis voltadas para a educação. Assim, abordaremos bases das teorias administrativas relacionadas à Educação, os aspectos políticos e legais da gestão educacional brasileira. Além detrazer uma breve discussão sobre a organização do trabalho escolar e dos profissionais de gestão.

Veremos que o processo de formação de gestores educacionais ao longo da História da Educação e desuas implicações da gestão escolar. Ressaltando o quotidiano da escola no tocante a sua organização administrativa, as relações e os saberes que se modificam com a gestão, e dentro dessa percepção,identificar qual o papel do gestor educacional na modernidade, quais práticas de um novo padrão de gestão de sistemas educacionais. E para isso, optamos por falar do Progestão.

Apontamos as Leis dasDiretrizes e Base da Educação, a LDB 9394/96, especialmente no Título V que trata da Organização da Educação Nacional, pois é a partir dela que outras leis, decretos, programas e ações articulam noprocesso das Políticas Públicas em Educação. Orientados pelo ATPS, buscamos conhecer os objetivos do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, além dos outros três projetos/cursosenvolvidos nesse programa e que visam à melhoria da gestão educacional da Educação, e consequentemente, a qualidade da educação.

Um dos programas voltados para

Relacionados