Fundamentos de Gestão em Educação

Páginas: 11 (2510 palavras) Publicado: 19 de abril de 2014
Fundamentos de Gestão em Educação


Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina “Fundamentos de Gestão em Educação”, dos 6º e 7º semestre do Curso de Pedagogia, sob a orientação da Profª Suad Ribeiro.



Sorocaba/ SP
2014

ETAPA 1
Relações estabelecidas entre o espaço escolar, o sistema de ensino e o sistema social mais amplo, pontuandoa possibilidade do exercício da autonomia na construção e efetivação do projeto político-pedagógico da escola.
Vivemos em nosso país em regime de democracia, o que não significa que somos autônomos, ou seja, que somos capazes de dirigir sozinhos todas as questões que norteiam nossa jornada. Precisamos de um governo, que nos conduza nos oriente, apresente caminhos a serem seguidos e assim tambémé uma escola. O que se espera é que a escola e sua gestão sejam democráticas, onde todos possam participar das decisões a serem tomadas, opinando, sugestionando e apresentando soluções conforme vá surgindo problemas.
A gestão escolar democrática é apresentada nas leis brasileiras como LDB e Constituição Federal. Mas o que se espera é que também seja autônoma. Uma escola com autonomia não se dáatravés de leis, ou decretos. Autonomia se constrói, conquista-se.
Segundo Hélio Pettene, “o processo de autonomia é uma prerrogativa para qualquer nação que pretende ser democrática, com vistas à inclusão social”. No final do século XX, muito se falou de descentralização de poder, e que de fato ocorreu com a instalação da democracia no Brasil. Ao descentralizar é possível atender as necessidadeslocais, percebendo suas limitações e atender mediante suas especificidades.
A autonomia esta ligada a ideia de dirigir-se, o que também não significa ser independente. Tentando levar esta autonomia para o ambiente escolar, percebemos que elas esbarram na burocratização do sistema que a rege, diante de leis que apoiam e não reafirmam a ideia de descentralização.
Uma escola autônoma é capaz dereconhecer e elaborar sugestões de modo a conhecer suas necessidades, particularidades, aspectos positivos e negativos, propostas que atinjam essa clientela de maneira significativa com ações pertinentes a sua realidade.
Falta de autonomia, ou seja, de poder de decisão interfere também na proposta pedagógica, pois dar autonomia a um docente é dar a ele liberdade de agir, intervir e trazer para dentroda sala de aula observações que atendam as necessidades educacionais dos alunos.
Dar autonomia a uma escola é permitir que ela própria organize-se a fim de controlar seus recursos financeiros, materiais e funcionários, atendendo assim as necessidades educacionais mais urgentes, sem esperar atrás de documentos e assinaturas que dificulta a solução. Para que isso seja completo é preciso que aescola seja autônoma de maneira integral, sem autonomia financeira é muito difícil atender as reivindicações e necessidades na medida em que elas ocorrem.
Uma questão a se levantar é que gestores podem fazer uso dessa autonomia e transformá-la em beneficio próprio, descumprindo as regras do governo, ou do poder local. Ser autônomo não é ser independente, visto que autonomia se faz com democracia.
Aescola é feita de pessoas para pessoas. Olhar para questão autônoma como favorecimento das relações sociais é um ponto de partida que deve servir de alerta para as instituições de ensino. Esse novo jeito de dirigir não significa que o gestor escolar deve tomar as decisões por si só, pois a “liberdade” na ação requer atenção, uma escola autônoma também deve fazer uso da democracia, onde todosenvolvidos com a comunidade devem e podem articular ações que venham beneficiar o ambiente escolar.
É importante a participação dos demais funcionários nas decisões tomadas na escola, mas a efetivação dessa decisão deve vir de um dos seus gestores, já que os Estados e Municípios continuam respondendo pela instituição.
O que se defende aqui é só uma nova maneira de dirigir e distribuir os recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS FUNDAMENTO DA GESTAO EM EDUCACAO
  • fundamentos de gestão em educação
  • Fundamentos da Gestão em Educação
  • fundamentos da gestão em educação
  • Fundamentos de Gestão em Educação
  • Fundamentos de gestão em educação
  • Fundamentos da Gestão em Educação
  • fundamentos DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!