fundamentos de engenharia de petróleo

Páginas: 19 (4573 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
Introdução a Engenharia de Petróleo


Histórico do Petróleo e Origem



HISTÓRICO DO PETRÓLEO

No mundo

O registro da participação do petróleo na vida do homem remonta a tempos bíblicos.
Na antiga Babilônia, os tijolos eram assentados como asfalto e o betume era largamente utilizado pelos fenícios na calafetação de embarcações. Os egípcios usavam para a pavimentação de estradas,para embalsamar mortos e na construção de pirâmides, enquanto gregos e romanos usavam para fins bélicos. No novo mundo os índios pré-colombianos utilizavam o petróleo para decorar e impermeabilizar potes de cerâmica.

O petróleo era retirado de exsudações naturais encontradas em todos os continentes.
1859 – Cel. Drake descobre petróleo em Tittusville, Pensilvânia, utilizando o processo depercussão movido a vapor – nesse momento foi iniciada a exploração comercial do petróleo nos Estados Unidos. Esse poço produziu 2m³/dia de óleo.
Descobriu-se que a destilação do petróleo resultava em produtos que substituíam, com grande margem de lucro, o querosene obtido a partir do carvão e o óleo de baleia, que eram largamente utilizados para a iluminação. Posteriormente foram inventados os motores agasolina e diesel.











Cel. Drake -precursor


Primeiro poço comercial



O petróleo

1900 – no Texas, o Americano Antony Lucas, utilizando o processo rotativo, encontrou óleo a uma profundidade de 354 metros. Nos anos seguintes a perfuração rotativa progressivamente substitui a perfuração pelo método de percussão.



Anthony Francis Lucas Engenheiro Mecânico.Poço em “blow out” (erupção descontrolada) –Spindletop, sul de Beaumont, Texas –14.000 barril/dia.








Até 1945 – o maior produtor do mundo era os Estados Unidos, seguido pela Venezuela, México, Rússia, Irã e Iraque. Como fim da segunda guerra, um novo quadro geopolítico e econômico se delineia:
Anos 50 –Estados Unidos com metade da produção mundial. Observa-se um potencial póloprodutor no oriente.
Ocorre intensa atividade exploratória, e incursões no mar com novas técnicas exploratórias.
Anos 60 – registra a abundância do petróleo no mundo, o que estimula o consumo desenfreado.
Observa-se o grande sucesso na exploração do petróleo no Oriente Médio e gás na União Soviética. Nessa década, Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Iraque e Venezuela criaram a OPEP – organização dospaíses exportadores de petróleo – em contraposição às grandes companhias anglo-americanas.
Anos 70 – foram marcados por brutais elevações nos preços do petróleo, tornando econômicas explorações no Mar do Norte e no México. Outras grandes descobertas em territórios do terceiro mundo. Os Estados Unidos percebem que suas reservas encontram-se esgotadas. Nesse momento surgem grandes avanços nosmétodos de localização de reservas de menor porte –aprimoramento dos métodos de aquisição e interpretação e dados sísmicos.

Nessa década, Arábia Saudita, Kuwait, Irã, Iraque e Venezuela criaram a OPEP – organização dos países exportadores de petróleo – em contraposição às grandes companhias anglo-americanas.
Anos 70 – foram marcados por brutais elevações nos preços do petróleo, tornando econômicasexplorações no Mar do Norte e no México. Outras grandes descobertas em territórios do terceiro mundo. Os Estados Unidos percebem que suas reservas encontram-se esgotadas. Nesse momento surgem grandes avanços nos métodos de localização de reservas de menor porte –aprimoramento dos métodos de aquisição e interpretação e dados sísmicos.

Também são desenvolvidos métodos de recuperação de jazidasjá conhecidas.
Anos 80 e 90 – avanços tecnológicos reduzem os custos de produção, criando um novo ciclo econômico para a indústria petrolífera. Em 1996 as reservas petrolíferas mundiais provadas eram 60% maiores que em 1980, e os custos médios de prospecção e produção caíram cerca de 60% nesse mesmo período. Ao longo do tempo o petróleo foi se impondo como fonte de energia. Como advento da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos De Engenharia De Petroleo 1av1np2013
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de petroleo
  • Engenharia do petroleo
  • Engenharia do Petroleo
  • Engenharia de petroleo
  • Engenharia do petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!