Fundamentos de contabilidade e finanças conceitos introdutorios patrimônio

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE E FINANÇAS
CONCEITOS INTRODUTORIOS
PATRIMÔNIO

PATRIMÔNIO = Objeto da contabilidade – É o conjunto de elementos classificados como bens, direitos e obrigações de uma entidade física ou jurídica, que possam ser avaliados monetariamente; valor este, sem o qual não poderíamos praticar tal controle e posicionar-se sobre o montante de cada item acima citado, isto é,quanto de bens, quanto de direitos e finalmente qual o total das obrigações, existentes no patrimônio de uma entidade a ser analisada / avaliada se necessário.

Bens = São todas as coisas que foram adquiridas com intuito de satisfazer uma necessidade atual ou futura, e que possua um valor monetário.

Classificação de Bens= os bens podem ser classificados de diversas formas, como por exemplo:Tangíveis e Intangíveis, Móveis e Imóveis, duráveis e não duráveis etc..No entanto vamos nos limitar aos bens Tangíveis e Intangíveis, isto é, os bens materiais (maquinários, veículos, edifício etc.) e Imateriais (marcas e logotipos, patentes de invenções, fundo de comércio, mais conhecido como ponto comercial etc.). Em resumo Tangível = Material e Intangível = Imaterial.

Direitos = São todasas coisas que uma pessoa (jurídica) tem a receber de um terceiro e que possuam um valor monetário. Os exemplos clássicos resumem-se em: Duplicatas a Receber, Títulos a Receber, Notas Promissórias a Receber, alugueis a Receber etc..
OBS: Geralmente tais elementos estão acompanhados do adjetivo “ A RECEBER”, porém existem exceções como por exemplo, o elemento Cliente que representa valor a serrecebido daqueles que compraram a prazo, pois, não precisamos mencionar Clientes a Receber. Por si só o termo Cliente, já representa este nosso direito. Se todos os clientes comprassem a vista, na contabilidade teríamos apenas o registro do dinheiro no caixa da empresa, sem ter a necessidade de registrarmos o quanto os clientes nos devem.

Obrigações = São todas as coisas que uma pessoa (jurídica)tem a pagar a um terceiro e que possuam um valor monetário. Os exemplos clássicos são: Duplicatas a Pagar, títulos a pagar, notas promissórias a pagar, alugueis a pagar etc. Geralmente possuem o adjetivo “A PAGAR” mas temos exceções também. Ao contrário de cliente que temos a receber temos os Fornecedores que temos a Pagar.
OBS: O termo “ A RECOLHER” é sinônimo de “ A PAGAR” contabilmente falando.Geralmente estão acompanhando os Impostos empresariais: ICMS A RECOLHER, ISS A RECOLHER, FGTS A RECOLHER, INSS A RECOLHER ETC..
GRAFICAMENTE TEREMOS
PATRIMONIO


ATIVO PASSIVO Fornecedores
BENSGoverno
Instituições Financeiras
+ FuncionáriosDIREITOS OBRIGAÇÕES
(DEVEDORES) (CREDORES)
Empresários/AcionistasSócios


Aplicação de Recursos Origens de Recursos


CONTAS: São denominações técnicas que foram dados, pelo setor contábil, a todos os elementos por ele controlados individualmente. Por exemplo: dinheiro será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos introdutorio contabilidade
  • Conceitos introdutórios – contábilidade básica
  • Conceitos introdutórios contabilidade
  • conceito de patrimonio contabilidade
  • Contabilidade
  • Trabalho de contabilidade e patrimonio conceitos
  • conceitos introdutorios
  • O CONCEITO DE PATRIMONIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!