Fundamentos da vantagem estratégica ou competitiva

Páginas: 10 (2441 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
1

Fundamentos da Vantagem Estratégica ou competitiva Os sistemas de informação devem ser vistos como algo mais do que um conjunto de tecnologias que apoiam a colaboração entre grupos de trabalho e empresas, as operações eficientes ou a tomada de decisões gerenciais eficazes. A tecnologia da informação pode alterar o modo como as empresas competem. Por isso, você deve encarar os sistemas deinformação estrategicamente, ou seja, como redes competitivas vitais, como um meio de renovação organizacional e como um investimento necessário em tecnologias que ajudam uma empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. 1. Conceitos de Estratégia Competitiva O papel estratégico dos SI envolve utilizar TI para desenvolver produtos, serviços e capacidades que confiram a uma empresa vantagensestratégicas sobre as forças competitivas que ela enfrenta no mercado mundial. Este papel gera sistemas de informação estratégicos, que apóiam ou moldam a posição e estratégias competitivas de uma empresa. Por isso, um sistema de informação estratégico pode ser qualquer tipo de sistemas de informação que ajude uma organização a:  Obter uma vantagem competitiva  Reduzir uma desvantagem competitiva Alcançar outros objetivos estratégicos Segundo Michael Porter, uma empresa pode sobreviver e ter sucesso no longo prazo se ela desenvolver eficazmente estratégias para enfrentar cinco forças competitivas que definem a estrutura da competição em seu ramo de atividades. Essas forças incluem:  Rivalidade de concorrentes dentro de seu ramo de atividades  Ameaça de novos concorrentes  Ameaça desubstitutos  Poder de barganha dos clientes  Poder de barganha dos fornecedores Ações Estratégicas Competitivas Básicas: As ações estratégias competitivas básicas podem ajudar a empresa a enfrentar as forças competitivas. Entre elas: Estratégia de Liderança em Custo Tornar-se um produtor de bens e serviços de baixo custo Descobrir maneiras de ajudar fornecedores ou clientes a reduzirem custos Aumentaros custos de concorrentes. Estratégia de Diferenciação Desenvolver maneiras para diferenciar produtos e serviços dos concorrentes Reduzir as vantagens de diferenciação dos concorrentes.

  

 

Estratégia de Inovação  Encontrar novas maneiras de fazer negócios.  Desenvolver novos produtos e serviços  Ingressar em novos mercados ou segmentos do mercado.

2

 Encontrar novasmaneiras de produzir bens/serviços  Encontrar novas maneiras de distribuir produtos/serviços Estratégias de Crescimento Expandir a capacidade da empresa para produzir bens e serviços Expandir para mercados mundiais Diversificar em novos produtos e serviços Integrar em produtos e serviços afins. Estratégias de Aliança Estabelecer novas alianças comerciais com clientes, fornecedores, concorrentes,consultores e outras empresas (fusões, aquisições, formação de empresas virtuais, etc.).

   



Ações estratégias competitivas complementares: - utilizar SI interorganizacionais para criar custos de troca. - utilizar investimentos em TI para erguer barreiras ao ingresso de estranhos ao setor. - utilizar componentes de TI para reter clientes e fornecedores. Retendo Clientes e Fornecedores:Os investimentos em TI também podem permitir a uma empresa reter clientes e fornecedores (e barrar concorrentes) pela formação de novas relações valiosas com eles. Isto pode ser realizado:  Impedindo que clientes e fornecedores abandonem uma empresa em favor de suas concorrentes ou intimidando uma empresa quanto à aceitação de relações menos lucrativas.  Oferecendo melhor qualidade de atendimentoaos clientes, o que permite que as empresas se diferenciem de suas concorrentes. Criando Custos para a Troca: Uma ênfase importante nos sistemas de informação estratégicos é embutir custos de troca nas relações entre a empresa e seus clientes ou fornecedores. Ou seja:  Os investimentos em tecnologia dos sistemas de informação podem tornar os clientes ou fornecedores dependentes do uso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração estratégica e vantagem competitiva
  • Adm estratégica e vantagem competitiva
  • A gestão estratégica como vantagem competitiva
  • A gestão estratégica de recursos humanos e a obtenção de vantagens competitivas
  • Administração estrategica e vantagem competitiva resenha cap 3
  • Vantagem competitiva
  • Vantagens Competitivas
  • VANTAGEM COMPETITIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!