fundamentos da umbanda

Páginas: 11 (2603 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Antes de tratarmos das velas é necessário que falemos sobre o fogo, um dos quatro elementos.
Triste deveria ser, em tempos remotos, a vida do homem sem o fogo. A única fonte de luz que conheciam era o Sol. Nada lhes garantia que esse benfeitor, ao desaparece todas a tardes, não os abandonasse definitivamente ao final de cada dia.
Apavorado, fugia quando uma descarga elétrica provocava algumincêndio. Sua condição de ser racional, com certeza já preparado para o conhecimento, imaginava ser uma vingança dos deuses. Raiou, porém, o dia em que descobriu um processo de, por intermédio do atrito, obter aquilo que mudaria toda a sua história e seu destino, colocando os demais seres vivos em maior desvantagem que antes. O homem era capaz de obter o fogo no momento em que desejasse, de mantê-loaceso e de transportá-lo. Era o início do domínio das travas. Passou a ser um mágico que podia obter e controlar um elemento espetacular.
A partir do momento em que começou a usar o raciocínio e a inteligência, abstraindo-se de coisa materiais, o homem passou a ter um fascínio pelo fogo. A luz sempre representou o poder do bem para a humanidade. Em contraste, a escuridão significava ignorância,estupidez, maldade e apego ao materialismo.
Esse elemento, despertando um ar de mistério e magia, aproximava-o de algo superior que ele não compreendia. Assim, desde a antiguidade vem utilizando a chama para simbolizar a magia. Achava-se que o verdadeiro mago era aquele que sabia manipular as forças da natureza, com o objetivo de atrair harmonia, de expandir a consciência e de promover o amoruniversal.
Um dos mais poderosos elementos da natureza, o fogo, esteve sempre associado, entre outros atributos, à transmutação e à purificação. Nos textos da Bíblia, Deus manifestou-se a Moisés em forma de línguas de fogo, daí se usar as velas como forma de magia. Uma ou mais velas, consoante o caso e necessidade, ativam os nossos pensamentos e forças da natureza serão ativadas. Por isso a luz davela simboliza a vida ascendente e da luz da alma.

O fogo é o elemento da mudança, desejo e paixão. De certa forma, contém dentro dele todas as formas de magia, pois a magia é um processo de mudança. A magia de fogo pode ser assustadora. Os resultados se manifestam rápida e espetacularmente. Não é um elemento para os de pulso fraco. Entretanto, é o mais básico e elementar, sendo por isso muitoutilizado. Está ligado ao domínio da sexualidade e da paixão. Não é apenas o "fogo sagrado" do sexo, mas também a centelha de divindade que brilha dentro de nós e de todos os seres vivos. É ao mesmo tempo o mais físico e o mais espiritual dos elementos. Seus rituais de magia envolvem energia, autoridade, sexo, cura, destruição (de hábitos negativos e males), purificação, evolução, e assim por diante.As purificações, em que pese suas utilizações religiosas e filosóficas, são anteriores e independentes dessas próprias religiões. E é por serem independentes das religiões que, talvez, sejam usadas pela Maçonaria, o que aliás vem a fortalecer o princípio da liberdade de culto que, por nós, é pregada.
Diferentemente do conceito materialista, a purificação religiosa é a limpeza espiritual,enquanto que a purificação maçônica abrange três campos bem diferentes, quais sejam: o material, o mental e o astral. Em nossos ritos, aprendemos que os antigos conheciam como elementos de prova e purificação, o fogo, a água, o ar e a terra. É isso que aprendemos logo na Cerimônia de Iniciação Maçônica, quando o candidato passa por essas purificações.
A purificação do fogo, por ser o elemento maisativo das purificações, ainda é a mais usada, mesmo quando utiliza outros componentes como as velas, turíbulos, piras ou vasos. As purificações pelos outros elementos ar, água e terra, possuem um mesmo significado e objetivo, apenas utilizando-se de outras formas e maneiras de realizá-las.
O livro “A Simbologia das Velas”, de Antônio Carlos G. Fernandes, aborda a purificação de HiramAbif, pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Umbanda
  • Umbanda
  • Umbanda
  • umbanda
  • Umbanda.
  • umbanda
  • Umbanda
  • O Que O Umbanda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!