Fundamentos da Sustentabilidade

Páginas: 7 (1655 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014
- Fundamentos da Sustentabilidade

Conceitos de Sustentabilidade:

O conceito de sustentabilidade explora as relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equidade social. Ele começou a ser delineado em 1972, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) promoveu a conferencia das nações unidas sobre o meio ambiente humano, Estocolmo (Suécia).
Sustentabilidade pode serdefinida como a característica de um processo ou sistema que permite que ele exista por curto tempo ou por tempo indeterminado.
Nas ultimas décadas, o termo tornou-se um principio segundo o qual o uso das necessidades presentes não deve comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.
Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais (água, solo, vidavegetal, ar). Assim, desenvolvimento sustentável é o modelo de desenvolvimento que segue esses princípios. E diferente, portanto, do modelo tradicional do crescimento, que se baseia exclusivamente em aspectos econômicos tais como o aumento da população e do consumo.
Nessa época ainda não se falava em desenvolvimento sustentável, mas o documento final da conferencia, a assim chamada Declaração deEstocolmo sobre o Ambiente humano, já apontava, para a necessidade de defender e melhorar o ambiente.

Desenvolvimento Sustentável: Conceito em ascensão

Até os anos de 1980 o termo sustentável era mais utilizado por profissionais da até a ambiental como referencia a um ecossistema que permanece robusto e estável, apesar de agressões decorrentes da exploração humana.
No inicio da de cada de1980, a ONU retomou o debate das questões ambientais por meio da criação, em 1983, da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Um novo paradigma em questão:

Por ser um documento referendado internacionalmente pelos participantes da Rio-92, a agenda de 21 abriu caminho para a construção política de um plano de ação e de planejamento global com o objetivo de formatar o novoparadigma, para a economia e civilização.
Ela foi concebida como um plano de ação para ser adotado nos níveis internacional, nacional e local, envolvendo diversos tipos de atores sociais que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.
Com base nos documentos gerais, cada país criou a sua própria agenda 21. No Brasil foram definidas como ações prioritárias:

# A implantação deprogramas de inclusão social (como o acesso de toda a população a educação, saúde e distribuição de renda).
# A sustentabilidade urbana e rural.
# A preservação dos recursos naturais e minerais.
# A ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
São muitas as definições de sustentabilidade encontradas na literatura. A seguir, seguem algumas das mais reconhecidas, todasdesenvolvidas a partir do conceito estabelecido pela ONU.

Com ênfase no aspecto econômico:

Para o banco mundial, sustentabilidade significa basear as políticas de desenvolvimento e as ambientais numa comparação entre custo e benefícios e uma cuidadosa análise econômica de forma sustentável aos níveis de bem estar.

Com ênfase no aspecto ambiental:

Neste caso é enfatizada a abordagemecológica, focada na resistência dos sistemas físico e biológico (a capacidade que um sistema possui de enfrentar distúrbios, mantendo suas funções e estrutura.
Nesta perspectiva a principal preocupação é relativa aos impactos dos humanos sobre o meio ambiente.
Deve-se reduzir a utilização de combustíveis fósseis e a emissão de substâncias poluentes, adotarem políticas de conservação de energia erecursos naturais, substituir produtos não renováveis e aumentar a eficiência dos recursos utilizados.

Com foco sociocultural:

Esse conceito está focado na estabilidade do sistema sociocultural. Ou seja, a abordagem enfoca estratégias de sustentabilidade de longo prazo, dentro da lógica de desempenho e lucro da economia tradicional, contemplam a preocupação com as conseqüências sociais e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da sustentabilidade
  • FUNDAMENTOS DA BIOCLIMATOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
  • Sustentabilidade na pratica fundamentos, experiências e habilidades
  • Sustentabilidade na pr´tica: fundamentos experiência e habilidades
  • sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • Sustentabilidade
  • sustentabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!