FUNDAMENTOS DA SAÚDE COLETIVA

Páginas: 7 (1716 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
FUNDAMENTOS DA SAÚDE COLETIVA

1.1 Saúde
O estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.

Art. 196 Constituição Federal
É direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços, para sua promoção,proteção e recuperação.

Tambellini, 1988
É um bem coletivo que é compartido individualmente por todos os cidadãos. Comporta duas dimensões essenciais: a dimensão do indivíduo e a dimensão da coletividade. Essas dimensões devem ser respeitadas em suas contradições e preservadas enquanto formas de expressão das maneiras de viver possíveis num dado momento.

1.2 Definição de Saúde Coletiva
“É aCiência e a arte de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física e mental e a eficiência, através de esforços organizados da comunidade para o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções na comunidade, a organização de serviços médicos e para-médicos para o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças, e o aperfeiçoamento da máquina social, que irá assegurar a cadaindivíduo, dentro da comunidade, um padrão de vida adequado à manutenção da saúde.”
(Winslow apud Rouquayrol, 1999) 

A Saúde Coletiva intervém buscando evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde física e mental e a eficiência.(Rouquayrol, 1999)

1.3 Perpectivas sobre saúde e doença

Doença
A doença pode ser definida como um “desajustamento ou uma falha nos mecanismos deadaptação do organismo ou uma ausência de reação aos estímulos cuja ação está exposta. O processo conduz a uma perturbação da estrutura ou da função de um órgão, ou de um sistema ou de todo o organismo ou de suas funções vitais.”(Jenicek & Cléroux apud Rouquayrol, 1999).

História Natural da Doença
Compreende as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo globale seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte.(Leavel & Clark apud Rouquayrol, 1999)




Período Pré-Patogênico - PRIMÁRIO
Ocorre previamente à instalação do agente patogênico; 
Ausência dadoença;
Atenção Primária.

Período Patogênico - SECUNDÁRIO
Momento em que o agente patogênico instalou-se;
Presença da doença;
Atenção Secundária.

Período Pós-Patogênico - TERCIÁRI0
Momento após a instalação do agente patogênico;
Presença ou ausência de incapacidades ou invalidez conforme a doença que se instalou.

NIVEIS DE ATENÇÃO

Primário
Realizada no período pré- patogênico e quese compõe de dois níveis: promoção à saúde e proteção específica.
A proteção específica compreende aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde com objetivo de interceptar suas causas antes mesmo que as mesmas atinjam o indivíduo. Citam-se como exemplos de medidas de proteção específica: imunização, quimioprofilaxia para certas doenças, proteção contra acidentes, controle devetores, aconselhamento genético.

Secundário
Realizada no indivíduo sob ação do agente patogênico, isto é, quando o período pré-patogênico já foi ultrapassado e o processo mórbido desencadeado. As medidas preventivas nesse nível incluem: diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade. 

Terciário
Corresponde às medidas adotadas após a sobrevida das conseqüências da doença,representadas pela instalação de deficiências funcionais. O objetivo consiste em alcançar a recuperação total ou parcial, através dos processos de reabilitação e de aproveitamento da capacidade funcional remanescente. A fisioterapia, a reeducação, a terapia ocupacional e a readaptação à vida normal são as medidas mais freqüentemente utilizadas nesse nível.


1.4 Saúde e Qualidade de Vida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO FUNDAMENTOS DE SAUDE COLETIVA PRONTO
  • Saude Coletiva
  • saúde coletiva
  • Saude coletiva
  • Saude coletiva
  • Saúde coletiva
  • Saude coletiva
  • saude coletiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!