Fundamentos da educação

Páginas: 16 (3931 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
Fundamentos da Educação
PENSAMENTO PEDAGÓGICO GREGO
Na educação grega eram exigido que o ensino estimulasse as competições, as virtudes guerreiras para estimular a superioridade frente os povos conquistados.
Os gregos deram enorme valor à arte, à literatura, às ciências e à filosofia.
A educação do homem consistia na formação do corpo pela ginástica e na da mente pela filosofia e asciências, e na moral pela música e pelas artes.
Poucos aprendiam a governar, pois apenas os livres, os que tinham propriedade, pois os bens educados tinham de saber mandar e obedecer.
Apenas os gregos livres tinham acesso à educação e ao diálogo, já que a educação naquela época se dava através do diálogo.
A Paidéia, educação integral, consistia na integração entre a cultura da época e a criação deoutra cultura recíproca.
Apesar da riqueza de conhecimento na educação, existiam na Grécia muitas diferenças entre os seus habitantes. Os espartanos davam mais valor a ginástica e a educação moral, voltada aos interesses do Estado.
Enquanto os atenienses existiam um interesse maior pela retórica e para o exercício da política.
Os gregos eram educados através dos textos de Homero, que ensinava avirtude, o cavalheirismo, o amor à glória. O ideal homérico era de ser sempre melhor e conservar-se superior aos outros.
Sócrates, Platão e Aristóteles, exerceram grande influência no mundo grego, não esquecendo os sofistas que eram responsáveis por ensinar à retórica.
O estudo era dividido em escolas que ensinavam desde a leitura do alfabeto até a retórica e a filosofia, passando pela filosofiae a educação física.
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ROMANO
Roma e na Grécia, são sociedades escravistas, onde o trabalho manual não é valorizado, e o trabalho intelectual é considerado trabalho da aristocracia, que consiste numa pequena parcela da sociedade, os cidadãos livres.
Seus estudos eram na maioria das vezes humanistas, o que caracteriza o homem em todos os tempos e lugares.
Este estudo eradado na escola do "gramático", que seguia algumas fases; ditado de fragmento do texto, memorização deste, tradução da prosa em verso, expressão da mesma ideia em diversas construções, análise das palavras e frases e composição literária. Assim se instruía a elite romana.
Para os escravos não era permitido o direito de estudar, eram tratados como objetos, aprendiam a fazer arte nas casas ondeserviam.
A sociedade romana era composta de grandes proprietários: patrícios, grandes proprietários e plebeus, pequenos proprietários, que eram excluídos do poder, do direito ao voto.
Na época áurea do Império, a educação estava dividida em três graus: Escolas do ludi-magister ministravam a educação elementar; Escolas do gramático: correspondia ao que hoje se conhece por ensino secundário.Estabelecimentos de ensino superior: era uma espécie de universidade, onde se ensinava à retórica, o Direito e a Filosofia.
Os romanos impuseram o latim a numerosas províncias, conquistaram a Grécia, que transmitiu a filosofia da educação aos romanos.
A filosofia era pouco difundida entre os romanos, e a pedagogia quando existe é voltada para questões práticas.
Um nobre romano deveria aprender coisassobre a agricultura, a guerra e a política. Aos poucos a classe aristocrática cede lugar a pequenos comerciantes, artesãos e para uma pequena classe de burocratas.
O Império sentiu a necessidade de escolas que preparasse administradores, já que para a guerra não havia necessidade de escola, os quartéis ou a própria guerra resolviam o problema.
O Estado se ocupa diretamente da educação,treinando supervisores-professores cujo regimento se parecia com os militares.
A educação romana era utilitária e moralista, organizada pela disciplina e justiça. Dessa forma os romanos conquistaram um grande Império, fazendo escravos os povos por eles vencidos.
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO MEDIEVAL
A igreja cristã dá o ponto de partida para esse pensamento pedagógico. Cristo foi um grande educador,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da educação
  • fundamentos da educação
  • Fundamentos da Educação
  • Fundamentos da Educação
  • Fundamentos da educação
  • Fundamentos da educação
  • Fundamentos da educaçao
  • fundamentos da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!