FUNDAMENTOS DA EDU INCLUSIVA 1 Portf

564 palavras 3 páginas
Precisamente ter um novo olhar sobre crianças ou adolescentes no dia a dia nas escolas, deixando de lado os preconceitos e dar condições para que todo desenvolva seus aspectos motor, emocional, cognitivo e social é de grande fundamento.
Principalmente pela Lei 9394 de 2006, no Brasil os sistemas de ensino devem ser projetados e os programas aplicados de modo que tenha em vista toda quantidade das diferentes características e necessidades educacionais, a inclusão de alunos com Necessidades Especiais Educacionais em turmas regulares, está prevista na legislação educacional, e outras demais exemplos de leis que por falta de regulamentação, deixam aqueles que deveriam aplicá-las sem saber o que fazer.
Segunda informação de pesquisa, a política de inclusão dos alunos na rede regular de ensino que apresentam necessidades educacionais especiais, não consiste somente na permanência física desses alunos, mas o propósito de rever concepções e paradigmas, respeitando e valorizando a diversidade desses alunos, exigindo assim que a escola defina a responsabilidade criando espaços inclusivos. Dessa forma, a inclusão significa que não é o aluno que se molda ou se adapta à escola, mas a escola consciente de sua função coloca-se a disposição do aluno.
Na realidade, de modo geral, os modelos sociais dominantes tendem a reproduzir o processo de dominação dos favorecidos frente aos carentes de recursos socioeconômicos e culturais, acarretando, consequentemente, profundas divisões sociais, o respeito e o reconhecimento da diversidade é um dos princípios fundamentais na construção de um sistema educacional inclusivo que reconheça a educação com um direito de todos. Respeitar à diversidade de nortear a construção de um projeto educacional inclusivo suscitando a necessidade de políticas públicas em defesa de um sistema de ensino mais digno.
Segundo, Figueiredo (2002) nos alerta para o fato de que a presença da criança com deficiência na escola regular representa um avanço no que se

Relacionados