fundamentos da econimoa

695 palavras 3 páginas
Qualquer mudança que aumente a quantidade ofertada de um bem desloca a curva de oferta para a direita. Em contrapartida, qualquer mudança que diminua a quantidade ofertada de um bem, a curva de oferta de desloca para a esquerda. (aumento de oferta e redução de oferta)
+ Variáveis quepodem deslocar a curva de oferta:
- Preço dos insumos:
Quando aumenta o preço do insumo usado na fabricação de um bem, a produção desse bem se tornará menos lucrativa e as empresas ofertarão menos.
- Tecnologia:
Substituição e/ou diminuição do trabalho manual por maquinário, implica na redução de custos da empresa e, consequentemente, no aumento da quantidade ofertada.
- Expectativas:
Ex: Estocar bens na expectativa de que o preço do mesmo aumente no futuro, diminuirá sua quantidade ofertada hoje.
- Número de vendedores:
Quantos mais vendedores, maior a quantidade ofertada e vice versa.

* Oferta e demanda reunidas:
Representando em um gráfico, a curva de oferta e demanda juntas, haverá um ponto em que ocorre a intersecção das curvas. Esse ponto é chamado equilíbrio de mercado, o preço é chamado de preço de equilíbrio ou preço de ajustamento do mercado (mercado satisfeito: compradores compraram e vendedores venderam) e a quantidade é denominada quantidade de equilíbrio.
Ao preço de equilíbrio, a quantidade do bem que os compradores desejam e podem comprar é igual a quantidade que os vendedores desejam e podem vender.
Se o preço de mercado estiver acima do preço de equilíbrio, haverá um excedente do bem: os fornecedores não conseguirão vender tudo o que querem ao preço vigente. Isso é o excesso de oferta. Logo, haverá acumulode bens, os preços diminuirão, a quantidade demandada ira aumentar e a ofertada diminuir, assim, o preço tenderá ao equilíbrio. Quando o preço de mercado está abaixo do preço de equilíbrio, haverá uma escassez do bem: os compradores não conseguirão comprar tudo o que querem ao preço vigente. Isso é o excesso de demanda. Então, os fornecedores

Relacionados