FUNDAMENTOS DA CONTABILIDAD1

2986 palavras 12 páginas
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE

ORIGEM E EVOLUÇÃO

Muitos autores consideram que a contabilidade surgiu há muitos anos a.C. segundo o professor Gervázio Franzoni, a Contabilidade surgiu na antiga Babilônia, quando o imperador Nabucodonosor (605 a 622 a.C.) reconstruiu essa cidade e a cercou de enormes muralhas e portões de bronze. Com o desenvolvimento do comercio, o antigo povoado da Caldéia tornou-se a maior e mais rica metrópole da Ásia. Para melhor controlar o que lhe devia os povos conquistados, o Imperador criou um sistema simples de registros gravados em pequenas tábuas de barro, com caracteres cuneiformes. Podemos então afirmar que a contabilidade surgiu da necessidade que as pessoas tinham de controlar o que possuíam, ganhavam ou deviam, uma necessidade que nada se alterou nos séculos seguintes.
Com a expansão do comércio entre os povos, cresceu a necessidade de se registrar as operações de compra e venda e, também a riqueza dos soberanos e mercadores.
Nos séculos XV e XVI, a Europa passou por profundas mudanças políticas, religiosas e cientificas. Foi um período de desenvolvimento das letras e das artes (o Renascimento) e das seitas protestantes e à reorganização do catolicismo, formou então o Estado Moderno; pouco a pouco, o regime feudal foi substituído por monarquias absolutas. Para dar cobertura financeira à nova organização social, criou-se o imposto régio. Com isso, a Contabilidade tornou-se imprescindível ao controle das receitas e despesas do Estado.
Antes porém o desenvolvimento da Contabilidade já estava intimamente ligado aos primórdios do capitalismo; sua função era medir os acréscimos e decréscimos dos capitais empregados numa atividade comercial ou industrial. Em 1494, um frade franciscano, o italiano Luca Pacioli, divulgou os princípios básicos do método das partidas dobradas, que consiste em dar a cada débito um crédito correspondente de igual valor. Depois, com a evolução da Contabilidade, o campo de atuação dessa ciência ampliou-se

Relacionados

  • Estudo sobre a teoria contábil
    4898 palavras | 20 páginas
  • Dialnet DaRetoricaAEfetivaInfluenciaDaEscolaEuropeiaNoCont 4205853
    8824 palavras | 36 páginas