Fundamentos da ciência da computação

Páginas: 13 (3172 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA INFORMÁTICA


CONCEITO DE NÚMERO:
A concepção da idéia de número foi o grande passo do homem rumo à tecnologia. Consideramos número como um conceito abstrato, na verdade é uma idéia comum a dois conjuntos que estão sendo comparados. Junto com o número foi criado também o alfabeto, tendo o mesmo surgido originalmente na Grécia e posteriormente em Roma,constituindo a origem de nosso alfabeto atual.
Uma das primeiras tentativas de registro de quantidades sob a forma escrita foi o sistema de numeração indo-arábico, do qual são derivados os atuais sistemas de numeração decimal.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO:
Define-se como sistemas de numeração o conjunto dos símbolos utilizados para a representação de quantidades e as regras que definem aforma de representação.
Um sistema de numeração é determinado fundamentalmente pela base, que é o número de símbolos utilizado. A base é o coeficiente que determina o valor de cada símbolo de acordo com a sua posição.
Os sistemas de numeração atuais são sistemas posicionais, em que o valor relativo que cada símbolo ou algarismo representa depende do seu valor absoluto e da sua posiçãoem relação à vírgula decimal. O valor relativo está diretamente ligado ao valor da base de sistema de numeração.
Base Binária:
• 0 e 1
Base Octal:
• 01234567
Base Decimal:
• 0123456789
Base Hexadecimal:
• 0123456789ABCDEF


HISTÓRICO:
De acordo com alguns pesquisadores o primeiro computador feito pelo homem foi criado em2.600 - 1.700 a.C. Trata-se do STONEHENGE, um monumento paleolítico constituído de menires de 3 a 6 metros de altura, situado na planície de Salisbury, na GrãBretanha.
[pic]
O STONEHENGE recebeu o título de 1º computador graças a um astrônomo americano, que provou que através de alinhamento de pedras em covas ao redor da parte central do monumento era possível prever os eclipses da lua.[pic]
Antes da criação da representação escrita, o homem fazia suas comparações numéricas com pedras. Um pastor, por exemplo, comparava cada ovelha de seu rebanho a uma pedra. Por usarem pedras de calcário (calculi), tivemos a origem da palavra cálculo.
[pic]
Mais tarde o homem passou comparar certo número de ovelhas a uma pedra, dando início ao sistema de base denumeração.
[pic]
Como o sistema era trabalhoso, o homem passou a fazer associações com seus próprios dedos ( o que, segundo Aristóteles, deu origem a base decimal). Porém desta
[pic]
A partir desse elemento do cálculo, outros similares apareceram em diversos lugares, sendo comumente chamados de ábaco, o seu mais antigo registro de ábaco data de 3.500 a.C. (acredita-se quedesenvolvido por árabes).
[pic]
No final do século XVI, o matemático escocês John Napier (1550-1617), inventor dos logaritmos naturais, em idealizou um dispositivo baseado em bastões que continham números capazes de multiplicar e dividir.
[pic]
Em torno de 1623, Wilhelm Schickard construiu uma calculadora mecânica, baseada em rodas dentadas, capaz de multiplicar. Aexistência dessa calculadora se tornou conhecida somente em 1957. Essas primeiras máquinas de multiplicar executavam a multiplicação através do método de somas sucessivas.
[pic]


Poucos anos depois, em 1642, o matemático e filósofo francês Pascal inventou a primeira máquina automática de calcular, constituída de rodas dentadas, que simulava o funcionamento do ábaco. Essa máquinarealizava operações de soma e subtração mostrando o resultado numa série de janelinhas. Num primeiro momento foi chamada Pascalina, recebendo mais tarde o nome de Máquina Aritmética de Pascal.
[pic]
Na mesma época que Pascal, em 1666, o matemático inglês Samuel Morland inventou outra máquina mecânica que realizava operações de soma e subtração, que foi chamada Máquina Aritmética de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO
  • fundamentos da computaçao
  • Fundamentos da Computação
  • Fundamentos de Computação
  • Fundamentos da computação
  • fundamentos da computação
  • Fundamento da computação
  • Fundamentos da computação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!