Fundamentos da administração

Páginas: 15 (3520 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP – RR

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADINISTRAÇÃO
Prof.
EQUIPE – 08


TEORIAS E ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO

Em função da revolução industrial iniciou-se uma nova maneira de produção e neste momento deu-se inicio ao capitalismo, a industrialização e a mecanização, que fizeram com que o homem torna-se competidor e não aliado da natureza e seus recursos naturais.Assim sendo, as indústrias se tornaram maiores e mais mecanizadas e o conceito mecanicista passou a ser utilizado nas organizações em grande escala até os dias atuais, dando inicio assim ao surgimento das escolas clássicas de administração. A escola cientifica e a escola clássica.
Baseados nestes dados, deliberaremos a seguir as teorias destas duas escolas, seus pontos positivos e negativos sendoassim vejamos :

ESCOLA CIENTIFICA:
A escola de administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento daeficiência ao nível operacional. É considerado uma das vertentes na perspectiva administrativa clássica. Suas ideias começaram a ser divulgadas no século XX. Além de Taylor, a administração científica também tem entre seus fundadores Carl Barth, o casal Frank e Lillian Gilbreth, Harrington Emerson, Henry Gantt e Hugo Münsterberg; por analogia, Henry Ford costuma ser tido como um dos criadores destemodelo de administração, pelas medidas práticas ligadas a concepção teórica semelhante à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.
Benefícios para os empregados do método de Taylor:
1. Os salários chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro do que eram antes;
2. Os funcionários passaram a se sentir mais valorizados e isso fez com que exercessem seus ofícios com mais prazer. Sentiam-se maisacolhidos pela empresa;
3. A jornada de trabalho foi reduzida consideravelmente;
4. Vantagens, como dias de descanso remunerados lhes foram concedidos.
Benefícios para os empregadores no método de Taylor:
1. Produtos com qualidade superior aos anteriores;
2. Ambiente de trabalho agradável tanto para o chão de fábrica quanto para a diretoria, evitando assim distúrbios e conflitosque podem gerar situações negativas dentro da empresa (greves e desestimulo, por exemplo);
3. Redução de custos extraordinários dentro do processo produtivo, como a eliminação de inspeções e gastos desnecessários.

Críticas ao modelo:
O modelo da administração científica, mesmo apresentando vantagens, possui problemas. Primeiramente, o modelo ignora as necessidades dos trabalhadores, alémdo contexto social, gerando conflitos e choques, às vezes violentos, entre administradores e trabalhadores. Como consequência, os trabalhadores se sentem explorados, pois percebem que esse tipo de administração é uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar relativamente menos.
Outra crítica ao modelo é a de que ele transformou o homem em uma máquina. O operário passou a ser tratadocomo uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado a tomar iniciativas, já que os gerentes não ouvem as ideias dos funcionários subalternos, uma vez que estes são considerados desinformados.
Além disso, o modelo trata os indivíduos como um só grupo, não reconhecendo a variação entre eles, gerando descontentamento por parte dos trabalhadores. Essa padronização do trabalho é mais umaintensificação deste do que uma forma de racionalizá-lo. Desumanização

O Taylorismo é considerado desumano não apenas por tornar os empregados especializados e dependentes do patrão, mas também pelo trabalho repetitivo e maçante que proporciona as pessoas. A pouca atenção dada ao homem é o fato mais gritante da Teoria Científica.

Teoria clássica da administração
A Eescola Clássica da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos da administração
  • Os fundamentos da administração
  • fundamentos da administração
  • Fundamentos da administracao
  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!