fundamentos da administração

Páginas: 12 (2948 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

1. O Administrador

1.1 O que se espera de um administrador

1.1.1 O papel básico e o perfil do administrador

O papel do administrador consiste, principalmente, em obter resultados com o trabalho de terceiros, conforme cita Mary Parker Follet. “A administração é a arte de fazer coisas por meio das pessoas”.
O administrador tem por objetivo buscar pela maximização do lucro daorganização em que trabalha, através da busca de produtividade, segundo o padrão desejado e utilizando a menor quantidade possível de recursos.
Peter Drucker “a administração e os administradores constituem necessidades especificas de todas as entidades, da maior a menor”. Todas as organizações precisam de um administrador, mesmo as pequenas empresas.
A característica mais importante no administrador é ocaráter, pessoas que ajudam pessoas, tem destaque, o administrador que não possui caráter pode ser uma ameaça para a empresa.
Na empresa o administrador deve tomar decisões e ter ciência de colocar em primeiro lugar o desempenho econômico.
A pratica da administração requer bom-senso, todo profissional deve conhecer os padrões da empresa e utilizar este conhecimento para aprimorar seu trabalhoporém não é suficiente. Um bom administrador tem em seu currículo, matérias como psicologia, direito, economia entre outras que constituem ferramentas indispensáveis ao pensamento e a pratica administrativa.
O perfil de um administrador pode ser resumido em: responsabilidade social e ética profissional; formação humanística; formação técnica e cientifica; competência para empreender; capacidade deatuar em equipe e capacidade de compreensão do aperfeiçoamento profissional.
Tendo as seguintes habilidades, como necessárias para o perfil acima: comunicação, raciocínio lógico, iniciativa, liderança entre outras.

1.1.2 Como se preparar para administrar

Pelos satíricos o especialista é o que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, o generalista, ao contrário, é o que sabe cada vez menossobre um campo cada vez mais abrangente.
Onde o generalista domina um campo cada vez mais abrangente.
Como em quase todas as áreas do conhecimento humano: não se pode jamais parar de aprender, assim acontece com administração por ser um campo muito vasto, permite um contínuo aperfeiçoamento pessoal, assim os profissionais que se iniciam em administração devem procurar continuar aprendendo para oresto das suas vidas profissionais. A aprendizagem ocorre não só em cursos. Basicamente pelo que foi dito, o bom administrador deve ter uma grande experiência de vida. Como disse Aristóteles: só podemos dizer que conhecemos uma coisa quando julgamos conhecer a sua primeira causai. A análise sistemática das causas de cada situação nos leva a uma experiência extremamente útil, que pode ser aplicada aoutras situações na vida e na administração. A acumulação dos conhecimentos assim obtidos proporciona enorme experiência ao longo dos anos.
Há também permanente necessidade de se fazer a vinculação da nossa experiência prática com os princípios teóricos que aprendemos.
Alguns pessimistas gostam de citar a frase de Oscar Wilde: a experiência é o nome que as pessoas dão aos seus erros; mas quemcompreende seus erros nãos repete e aprende-se não só com os erros como também acertos, desde que se tenha o cuidado de procurar explicar as causas dos acertos.
Como citado por Afonso Lamounier de Moura, o estágio é o instrumento mais eficaz de preparação do estudante para enfrentar os desafios profissionais.

1.1.3 O administrador deve fazer acontecer

Um bom administrador deve ser umgeneralista e, em cima dessa base, deve construir alguma especialização. Entretanto muitas empresas não preparam generalista, mas sim especialistas que lhes interessam em seus quadros.
O administrador não é pago para pensar, mas sim para realizar, para fazer as coisas acontecerem de forma adequada a fim de gerar resultados positivos para a organização.
O conhecimento é muito importante para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos da administração
  • Os fundamentos da administração
  • fundamentos da administração
  • Fundamentos da administracao
  • Fundamentos da administração
  • Fundamentos de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!