Fundamentos da administração e teorias da administração: ênfase nas tarefas

Páginas: 10 (2363 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2012
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO: ÊNFASE NAS TAREFAS

ADMINISTRAÇÃO COMO HABILIDADE HUMANA
A administração traz em seu significado a inteligência organizacional que apresenta em suas características as seguintes funções: articulação, planejamento, organização, liderança e controle suas operações, com finalidade de alcançarem objetivos e conseguir bons resultados. Ela éuma ciência com princípios bem definidos e um conjunto de conhecimentos científicos e devidamente codificados, uma tecnologia que produz ferramentas de utilização para conseguir resultados e uma arte em lidar com situações concretas e abstratas. A origem da palavra administração significa desenvolver uma função sob o comando de outro, prestar serviço a outro.
A sociedade atual está focalizada nasorganizações, pois é por ela que as coisas são feitas, sendo assim a administração é a ferramenta , a função ou o instrumento que se torna as organizações capazes de gerar resultados e produzir desenvolvimento. Sendo assim, pode caracterizar que a Administração é uma ciência universal, já que ela é necessária em todas as áreas do conhecimento humano e científico, portanto, os cientistas,profissionais liberais, empreendedores, presidentes, políticos e todo tipo de empreendimento social requerem conceitos da Administração para alcançar objetivos.
A administração é a ciência que permitiu um admirável desenvolvimento da humanidade do século passado e gerou aumento da qualidade de vida das pessoas, foi ela que impulsionou e transformou as invenções cientifica em produtos e serviços que estãodisponíveis atualmente para a maioria da população, ela contribuiu de uma maneira significativa para a vida cotidiana da sociedade.
A Teoria da Administração (TGA), surgiu com a necessidade de administrar adequadamente as organizações que estavam em desenvolvimento constante e também pela complexidade destas. O TGA, coloca em prática conceitos e ideologias a que diz repeitos as estasorganizações, trazendo um estudo da administração nas organizações em geral e empresas particulares e seu funcionamento como estrutura, se preocupando com alguns aspectos e variáveis estabelecidas dentro destas organizações, dando foco somente aos problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista se sua aplicação.
Existem várias escolas e teorias administrativas, porém cada uma delas apresenta variáveisrelevantes de acordo a sua época de atuação para fundamentar suas conclusões ou para solucionar os problemas mais importantes que defrontavam, surgindo a Administração Cientifica, que arriscava aplicar os métodos dos científicos aos problemas da administração nas organizações, a fim de obter elevada eficiência industrial.
A Escola Administração Científica iniciou no começo do século XX, tendo comoseu fundador Frederick W. Taylor, que gerou uma revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial neste período, seu principal objetivo quando iniciou a utilizar os métodos e técnicas da engenharia industrial, era tentar eliminar o desperdício e as perdas desnecessárias que sofria as industrias americana e assim aumentar os níveis de produtividades. Houve então a primeira analise e foilocalizada a primeira etapa, que iniciavam no nível do trabalho individual de cada operário, tomando isoladamente. Pois antes a escolha do método de trabalho era confiada ao próprio operário, fazendo com que cada operário tivesse uma forma particular de trabalhar, tornando a supervisão, o controle das atividades, a padronização de utensílios e as ferramentas, fossem uma atividade de complexoentendimento.
Identificando a primeira etapa, Taylor buscou retirar do operário o direito de optar o seu jeito pessoal de executar a tarefa, e atribuiu um método planejado e estudado por um profissional especializado em planejamento das tarefas. Portanto agora ficava a cargo da organização, como administrar e definir o método pelo qual operário se tornaria mais eficiente em suas atividades. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da administração e ênfase nas tarefas
  • Fundamentos da administração e ênfase nas tarefas.
  • Fundamentos da administração e enfase nas tarefas
  • Fundamentos da administração com enfase nas tarefas
  • Fundamentos da administração e ênfase nas tarefas
  • Aula-tema: fundamentos da administração e ênfase nas tarefas
  • Fundamentos da Administração e ênfase em tarefas
  • ÊNFASE NAS TAREFAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!