Fundamentos básicos do aikidô na educação

Páginas: 17 (4243 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2012
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO AIKIDÔ NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO

Carlos Alberto Silva Santos Daiane Bonfim dos Santos Joilza Maria Matos Andrade Orientadora: Dulce de Almeida Torres1

RESUMO: Baseando-se em diversos autores, entre os quais Soares (2007), Weil (1967) e Krishnamurti (1953), responderá, afirmativamente, sobre a justificativa desse estudo que faz juz à emergência do desenvolvimento daespontaneidade e criatividade na educação. O objetivo deste artigo foi investigar e registrar com praticantes de uma arte marcial denominada Aikidô, se as artes marciais consideradas de extrema valia para o preenchimento dos conteúdos de lutas nos PCN's, podem contribuir para combater a violência no ambiente escolar. Na metodologia de natureza bibliográfica, é um estudo de caso, que após umaintensa pesquisa, foi aplicado um questionário fechado, para praticantes de ambos os sexos com faixa etária dos 10 aos 50 anos. Como conclusão, o presente artigo tornou evidente que é necessário o enriquecimento da práxis na educação física escolar explorando as culturas ocidente-oriente, aproveitando as artes marciais orientais como propulsoras de uma proposta multicultural, em que a tradição semescla com a contemporaneidade. A partir do questionamento sobre a sua praticidade como constructo da cidadania em anuência escolar, o que justifica sua feitura uma vez que 92% dos entrevistados acreditam que a sua prática contribui para combater a crescente violência apresentada na escola. Palavras-chave: Artes marciais orientais; Aikidô; Educação Física.

INTRODUÇÃO É importante destacar o Aikidô,como uma das artes marciais japonesa que vem crescendo a cada dia em várias partes do mundo, não só como meio de defesa pessoal, preparação física ou esporte não competitivo, mas sim pela inovadora proposta para o homem aproximar-se da resolução de seus conflitos e buscar sua harmonia natural através da prática de técnicas marciais. Esta arte tem norteado um caminho de vida que busca a harmoniaentre o corpo, a mente, o espírito e a paz universal, contribuindo para o aperfeiçoamento do praticante e consequentemente da sociedade.
1

Professora da Faculdade Educacional da Lapa, Licenciada em Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura Inglesa e Americana. Mestrado em: Ciências da Educação – Ênfase: Gestão Especialização em: Metodologia do Ens. Superior Ciências da educação. Educação aDistância: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem Graduação em: Letras – Inglês.

2

Justifica-se o presente artigo uma vez que os PCN's incorporam as lutas no contexto da educação física escolar e o fato de um número reduzido de trabalhos não mencionarem a sutileza dos fundamentos das artes marciais, a exemplo da “eliminação da violência”, assunto que preocupa-nos por crescer assustadoramente emnossa sociedade e principalmente no âmbito escolar. Tornando-se necessário argumentações que possam deflagrar os encontros e desencontros na estrutura das próprias artes marciais em consonância com a educação escolar. Por ser um estudo de campo, questionários foram entregues e respondidos entre os praticantes de Aikidô, de quatro academias, numa determinada associação soteropolitana. A intençãodesse levantamento de dados objetivou conhecer o grau de conhecimento mais acurado sobre o que pensam os praticantes sobre a arte marcial que optou, considerando fundamentos e aplicabilidade na educação brasileira. De uma maneira geral tivemos um indicativo relativamente baixa nas idades entre dez a dezenove anos, considerada uma faixa em idade escolar. Neste artigo apresentam-se os resultadossignificativos sobre a pesquisa realizada, até porque, o mesmo aconteceu, particularmente, com um dos estilos de lutas que interessam esse estudo. Apurou-se após as leituras, que tais grupos de artistas marciais possuem algo em comum: o desejo de que o Aikidô seja adotado nas escolas.

AS ARTES MARCIAIS NAS ESCOLAS Há um grupo seleto de artistas marciais orientais e ocidentais, mas, entre as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos basicos
  • Fundamentos Básicos da Eletricidade
  • Fundamentos básicos da iniciação esportiva
  • Fundamentos básicos da Filosofia Resumo
  • fundamentos básicos do empreendedor
  • Computação quântica
  • FUNDAMENTOS BÁSICOS DE PSICOLOGIA
  • Fundamentos básicos de gestão empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!