fundamentoos da capoeira

1538 palavras 7 páginas
FUNDAMENTOS DA CAPOEIRA A Capoeira é considerada como uma prática cultural que se organiza em forma de sistema, constituindo-se pelos seguintes elementos: a roda, os toques musicais de berimbau, as músicas, a ginga e os movimentos corporais das dois estilos (Capoeira Regional e Angola). Há, portanto, uma interdependência, em que os participantes da roda deverão se revessar nestas diferentes funções no decorrer do jogo, ou seja: o capoeirista deverá saber desempenhar todas as formas necessárias para ocorrer o evento: tocará tanto o berimbau quanto o atabaque, o pandeiro, o agogô e o caxixi e ainda revezará com outros participantes jogando e também cantando.
O jogo de capoeira acontece no interior de um círculo de uns 2,5 metros de raio. Esse círculo é reconhecido pelos capoeiristas como roda. Dentro do círculo irão “jogar” dois participantes, enquanto que em torno do círculo, sentados ou de pé, ficam os demais capoeiristas.
O mestre de capoeira responsável pelo espaço onde se realiza a roda é a autoridade máxima do recinto, e inicialmente entram na roda apenas eles e os formados. O ritual da roda consiste no conjunto das regras que ordenam o comportamento dos jogadores dentro da roda e regem a disputa em si.
Dois capoeiristas a cocoram-se à frente da orquestra musical. Um deles “puxa” então uma ladainha, cuja letra, geralmente, contém um desafio ao seu parceiro de jogo. Este então, responderá à provocação entoando outra ladainha, ao final se preparam para o combate: benzem-se levando a mão ao chão (e ás vezes tocando também o berimbau) e completam com um sinal da cruz ou levam a mão rapidamente á testa e á nuca, como é usual do candomblé. É um ritual para pedir a proteção no jogo e depende da religiosidade de cada um. Em seguida, dão-se as mãos e fitam-se mutuamente, aguardando que o tocador do berimbau-berra-boi (em geral a pessoa de maior graduação ali presente) o incline, ligeiramente, sobre suas cabeças. O berimbau além de ser o principal instrumento da

Relacionados