Fundamento de lubrificação

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 28 de abril de 2011
1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, têm-se discutido amplamente a gerência de manutenção preditiva. Tem-se definido uma variedade de técnicas que variam desde o monitoramento da vibração até imagens em infravermelho. A manutenção preditiva tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção.
Para minimizar o impacto sobre a produção criada por falhas inesperadas dasmáquinas, o pessoal da manutenção também deve estar apto a reagir imediatamente a todas as falhas da máquina. O resultado líquido deste tipo reativo de gerência de manutenção é maior custo de manutenção e menor disponibilidade de maquinaria de processo. A análise dos custos da manutenção indica que um reparo realizado no modo corretivo- reativo terá em média um custo cerca de 3 vezes maior que quando omesmo reparo for feito dentro de um modo programado ou preventivo.

2. LUBRIFICAÇÃO E LUBRIFICANTES

A lubrificação é uma operação que consiste em introduzir uma substância apropriada entre superfícies sólidas que estejam em contato entre si e que executam movimentos relativos. Essa substância apropriada normalmente é um óleo ou uma graxa que impede o contato direto entre as superfíciessólidas.
A lubrificação consiste na formação de uma película que impede o contato direto entre duas superfícies que se movam relativamente entre si,reduzindo ao mínimo,o atrito entre as partes.
O lubrificante pode definir-se, de uma forma simples, como uma substância destinada a reduzir o atrito, o calor e o desgaste, quando colocada entre duas superfícies com movimento relativo entre si. Oslubrificantes podem ser gasosos como o ar; líquidos como os óleos em geral; semi-sólidos como as graxas e sólidas como a grafita, o talco, a mica etc.

3. ADITIVOS

Aditivos são substâncias que entram na formulação de óleos e graxas para conferir-lhes certas propriedades. A presença de aditivos em lubrificantes tem seguintes objetivos:
Melhorar as características de proteção contra o desgaste e deatuação em trabalhos sob condições de pressões severas; aumentar a resistência à oxidação e corrosão; aumentar a atividade dispersante e detergente dos lubrificantes; aumentar a adesividade;aumentar o índice de viscosidade
Devido ao constante aperfeiçoamento das máquinas, tornou-se necessário melhorar ou acrescentar qualidades aos óleos minerais puros, com substância genericamente chamada de aditivos.Existem diversos tipos de aditivos, que possuem a mesma finalidade. A escolha de um deles depende da susceptibilidade do óleo para com o aditivo, a compatibilidade do básico para com o aditivo, e destes entre si.
Entre os diversos tipos de aditivos, temos os seguintes:
Detergente-dispersante
Antioxidante
Anticorrosivo
Antiferrugem
Extrema pressão
Antidesgaste
Abaixador do ponto de fluidezAumentador do índice de viscosidade

Além dos aditivos citados, existem outros, como os emulsificantes (óleos de cortes solúveis óleos para amaciamento de fibra têxteis, óleos para ferramentas pneumáticas etc.), os de adesividade ( óleos para máquinas têxteis etc.),grafite ( óleos de moldagem etc.)

4.LUBRIFICANTE MONOVISCOSO E MULTIVISCOSO
O óleo monoviscoso se caracteriza por alterar suaviscosidade em função da temperatura, ou seja, quando ele aquece sua viscosidade diminui e quando esfria ele aumenta.
Já o óleo multiviscoso não altera a viscosidade, mesmo havendo variação da sua temperatura.
Para identificar se o óleo é monoviscoso ou multiviscoso basta verificar a classificação SAE ( Sociedade de Engenheiros Automotivos) que esta especificada na embalagem do lubrificante.5.ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO OLEO LUBRIFICANTES

O óleo lubrificante possui várias propriedades físicas e químicas, porém as mais importantes: a sua viscosidade e o seu nível de aditivação.
Primeiramente podemos definir viscosidade como sendo a resistência de um líquido ao escoamento ou sua capacidade de aderir a uma superfície.
Na linguagem popular é comum referir-se ao óleo mais viscoso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos da lubrificação
  • Fundamentos da lubrificação
  • Apostila Fundamentos De Lubrificacao BEL RAY
  • Lubrificação
  • Lubrificação
  • lubrificação
  • Lubrificação
  • lubrificação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!