Fundamento da administraçãoiii

Páginas: 7 (1581 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
TRABALHO DE PORTIFÓLIO
SOCIOLOGIA

Montes Claros
2010

TRABALHO DE PORTIFÓLIO
SOCIOLOGIA


Trabalho apresentado ao Curso (Administração Bacharelado) UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ( Sociologia)

Prof.Wilson Sanches

Montes Claros
2010


Os clássicos da sociologia:
uma analise dos conceitos dealienação, anomia e
racionalização em Marx,
Durkheim e Weber

O presente artigo procura enfocar, apartir de teoria social clássica, os conceitos de alienação, anomia e racionalização. A questão que se coloca é sem dúvida, a importância desses conceitos para a compreensão da análise sociológica. Nesse sentido,objetiva-se trazer para discussão os que convergem e divergem do ponto de vista conceitual, entre os três os pioneiros da sociologia.Isto é qual a relação conceitual e metodológica que pode ser entre os três teóricos da sociologia.
O estudo dos principais conceitos da teoria sociológica, sobretudo dos conceitos de alienação em Karl Marx, de anomia social em Émile Durkheim e deracionalização em Max Weber têm uma importância fundamental para compreensão dos fenômenos sociais em sociedade. Esses conceitos são, de certa forma, os que mais aparecem na literatura sociológica atual.
Em Giddens, a questão da divisão social do trabalho, exposta pelas duas primeiras escolas (marxista e durkheimiana), apresenta aparentemente semelhanças/contrastes no que se refere à crítica e àanálise do processo de aviltamento do trabalhador, no seu processo de trabalho. A alienação, conforme Giddens (1990) é vista por Karl Marx e por Émile Durkheim como sendo uma conseqüência, também provocada pelas máquinas e fábricas. Porém, as divergências aparecem na medida em que, para Émile Durkheim, essa exploração pode ser corrigida e melhor adequada a uma condição de intensificação dasolidariedade orgânica.
O método de análise marxiano apresenta, no seu cerne, a questão da alienação do trabalhador (estranhamento) no regime vigente de produção. Por isso, no que diz respeito à riqueza produzida pelo operário, Marx (1963, p. 159) sustenta que “o trabalhador torna-se tanto mais pobre quanto mais riqueza produz.” Isso pode evidenciar que, quanto mais volume de riqueza o trabalhadorproduz para o capitalista, mais miserável e alienado ele
Se torna em relação ao volume da produção e conseqüentemente, menos realizado no trabalho
No livro Manuscritos Econômicos Filosóficos, Marx (1963) vai considerar dois aspectos ou momentos de alienação da atividade prática humana, no processo do trabalho a seguir: o primeiro diz respeito à relação do trabalhador ao produto do seutrabalho, que aparece como um objeto estranho para o trabalhador, e, por sua vez, o domina; o segundo está relacionado com o ato da produção dentro do próprio processo do trabalho. Portanto, para o primeiro ato, imagina-se uma situação de operários numa empresa de automóveis e, particularmente, na linha de montagem. Todos os dias eles produzem milhares de carros para o consumo interno e externo demilhões de pessoas (obra dos operários), muito embora esses objetos produzidos se apresentem como algo estranho e independente a essa classe, ou seja, como se não fosse fruto de seu próprio trabalho - práxis. Para o segundo ato, pode-se dizer que o processo ocorre quando o trabalhador se aliena no ato da atividade do seu trabalho, isto é, quando ele no dia-a-dia opera movimentos mecânicos em ritmo eatividade acelerada, como alguma coisa estranha, que não lhe pertence, atividade como sofrimento (passividade), força como impotência, a criação como emasculação etc. Nessa passagem, reside a crítica marxiana ao processo de alienação sócio-político do trabalhador enquanto classe social, ou quer dizer, não existe consciência de classista.
A superação da base, propriedade privada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNDAMENTOS
  • Fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • Fundamentos
  • fundamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!