Fundamentação teorica Asfalto de borracha- tidir una

3939 palavras 16 páginas
Fundamentação Teórica:

1.Asfalto :

O asfalto é caracterizado como um espesso betume, na qual o seu material é luminoso e escuro, constituído de hidrocarbonetos de elevada massa molecular, bem como substâncias minerais. Para Pilati (2008), essas misturas complexas, podem ser encontradas em jazidas naturais, através da evaporação de substancias mais leves, formando jazidas de petróleo, na qual localiza-se na superfície terrestre caracterizado como lagos de asfalto. O asfalto também é obtido de forma industrial, através da destilação do petróleo.
O pavimento asfáltico é uma estrutura composta de diversas camadas, dentre elas: o revestimento, base, sub-base e sub-leito que garante reforço a estrutura para aguentar o tráfego continuo. (MARTINS, 2004).
As camadas de revestimento das pavimentações asfálticas contém um alto custo e merecem atenção. São vários fatores que influenciam a camada asfáltica, dentre eles: Características dos materiais, dosagem, condições de compactação, processo construtivo e plano de manutenção e restauração (SPECHT, 2004).
Os pavimentos se classificam em dois tipos que recebem, respectivamente, um nome técnico e um termo coloquial: rígidos - concreto de cimento Portland - e flexíveis - pavimentos asfálticos. (BERNUCCI et al, 2008).
Os pavimentos asfálticos são basicamente compostos por ligantes asfálticos e agregados. Nas camadas dos pavimentos ele é a camada de revestimento, que normalmente está em contato direto com as rodas de veículos ou pista de rolamento. (BERNUCCI et al, 2008).
As patologias frequentemente encontradas na pavimentação são : deformações permanentes , fissuras de fadiga - trincamento - e retração térmica, causadas tanto pela quantidade de tráfego quanto por conta dos materiais e condições climáticas do local. ( Specht, 2004).
O revestimento asfáltico é a camada impermeabilizante, tem como objetivo reduzir os impactos causados pelas ações de tráfego, diminuindo a degradação das demais. Geralmente é a camada que sofre a

Relacionados