fundamentacao teorica reorganizada

Páginas: 11 (2682 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Disciplina de historia
A História enquanto disciplina integrante do currículo escolar sofreu mudanças desde a sua implantação no Brasil no século XIX. Essas alterações estão presentes na disposição dos conteúdos, nas influências de correntes historiográficas e pedagógicas e em novas metodologias de ensino.
Primeiramente o ensino pautava-se em uma visão positivista e dava ênfase à históriada Europa Ocidental. Essa visão passou a ser alvo de críticas de historiadores brasileiros e aos poucos a história nacional passa a ser incorporada no programa da disciplina.
Quando é instaurada a república no país, o ensino de história passa a ter um novo objetivo, que é preparar cidadãos e criar neles o nacionalismo. Ainda sob a perspectiva historicista de narração dos fatos e exaltação dosheróis.
No período ditatorial a disciplina de história perde espaço passando a compor os chamados Estudos Sociais, uma forma de ensino voltado para a legitimação do governo de regime autoritário.
Na década de 1980, a História ensinada nas escolas e universidades brasileiras foi objeto de debates e inúmeros estudos, tornando-se um campo de pesquisa de teses, dissertações e publicações, comolivros e artigos especializados. As reflexões apresentadas nesse período apontam a existência de diversas abordagens e temáticas para o ensino da História, além de questionamentos acerca dos conteúdos curriculares, das metodologias de ensino, do livro didático e das finalidades de seu ensino. As questões epistemológicas do conhecimento histórico e a problemática da reprodução do conhecimento no ensinoda História para a escola fundamental e média também tornaram-se objeto de discussão. (SCHMIDT, CAINELLI, 2010, p. 13).
A partir daí esteve em pauta nas discussões novas concepções de ensino na busca de superar o modelo tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento e o aluno o receptor passivo ao qual cabe a memorização e a reprodução do conhecimento. Também foi posto em xeque avisão de ensino “factual do conhecimento histórico, anacrônico, positivista e temporalmente estanque.” (SCHMIDT, CAINELLI, 2010, p. 14). Buscava-se superar o modelo historicista com seus heróis e história determinada a fim de oferecer um ensino crítico onde todos são sujeitos históricos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propuseram os conteúdos organizados em eixos temáticos na tentativa desuperar o ensino baseado na cronologia.
Propunha-se também a incorporação de novas perspectivas historiográficas como metodologia de ensino (por exemplo, o trabalho com linguagens culturais – cinema, música e fotografia, entre outras; além do trabalho com os documentos escritos). (SCHMIDT, CAINELLI, 2010, p. 16).
A Nova História cultural difundida a partir da década de 1980 concretizouimportantes avanços em termos de utilização de documentos como fontes históricas, pois, propôs uma História que ia além dos documentos e registros oficiais. Trazendo à luz uma vasta gama de fontes sob uma nova forma de abordagem preocupada com os acontecimentos das pessoas em geral e não apenas em grandes nomes, datas e nos grandes acontecimentos.
A História, no ensino Fundamental e Médio, pode sebeneficiar dessa corrente historiográfica, porque ela valoriza a diversificação de documentos, como imagens, canções, objetos arqueológicos, entre outros, na construção do conhecimento histórico. Tal diversidade permite relações interdisciplinares com outras áreas do conhecimento. (Diretrizes Curriculares da Educação Básica, 2008, p. 53)
Schmidt e Cainelli (2010, p. 112) colocam que “documento querdizer fonte, isto é, fragmentos ou indícios de situações já vividas, passíveis de ser explorados pelo historiador”. Portanto, no que diz respeito ao ensino escolar, o trabalho de investigação, análise e estudo com o documento histórico de algum modo coloca o aluno em contato com o mundo do historiador e torna-o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem. As fontes devem servir para suscitar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentação teórica
  • Fundamentação teorica
  • fundamentação teorica
  • Fundamentação Teorica
  • fundamentação teórica
  • Fundamentação Teorica
  • Fundamentação teórica
  • Fundamentacao teorica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!