Fundamenta es t cticas da modalidade

843 palavras 4 páginas
Sistema de tácticas de Basquetebol
Neste item que se apresenta, trataremos de alguns dos estudos teóricos e práticos e as fundamentações tácticas da modalidade, perpassando pelos sistemas de jogo, as marcações por zona e individual e as posições dos jogadores em quadra, através de uma análise de suas características físicas, técnicas e tácticas do Basquetebol.
Tática, vem do grego - taktiké ou téchne; arte de manobrar (tropas), sendo qualquer elemento componente de uma estratégia, com a finalidade de se atingir a meta desejada, num empreendimento qualquer: guerra, vendas, jogo e etc.
A táctica aplicada ao Basquetebol
Significa a utilização de recursos para definir situações durante um jogo, englobando os sistemas de jogo (defensivos e ofensivos), situações grupais (marcações por zona 2×2 e 3×3, por exemplo) e individuais, podendo ser resumida como: “o que fazer” para resolver uma determinada situação.
A táctica pode ser dividida em individual, grupal e coletiva (esses conceitos são aplicados tanto no ataque quanto na defesa).
A táctica individual
É a capacidade que um atleta tem para executar os fundamentos do jogo, de acordo com situações momentâneas como: sua posição na quadra, a atitude de seu adversário, contexto do jogo.
Grupal ou coletiva
Reúne pequenos núcleos de jogadores. Por exemplo, situações de 2×2 ou 3×3 envolvendo situações mais complexas e que dependem de uma maior sincronização de movimentos. Portanto, o que caracteriza a táctica colectiva é o aumento de elementos alternativos e execuções possíveis e também a globalidade da cooperação e oposição, não bastando que cada componente de uma equipe actue sozinho; os companheiros devem perceber, colectivamente, a situação e julgar com a maior sintonia possível, quanto à acção mais conveniente a ser executada.
Assim, a táctica colectiva se apoia na táctica individual, porém deve ser abordada pela perspectiva da equipe. O processo táctico no Basquetebol engloba três momentos distintos, porém

Relacionados

  • Freio ABS
    28710 palavras | 115 páginas
  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas
  • Hist Ria Da Filosofia Volume 3 Giovanni Reale Dario Antiseri
    189259 palavras | 758 páginas