fundamentaçao

Páginas: 5 (1114 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
DISCIPLINA – FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PERSONALIDADE
SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo.



No livro: O existencialismo é um humanismo escrito por Jean Paul Sartre, o autor visa esclarecer o pensamento existencialista e o defende de algumas críticas.
Sartre começa relatando as críticas dos comunistas, que acusavam o existencialismo de influenciar as pessoas a permaneceremno imobilismo do desespero, sendo uma filosofia contemplativa, o que os tornariam burgueses, além de negar a solidariedade humana. Sartre ainda dá destaque para as críticas cristãs, que os acusavam de negar a realidade e seriedade dos empreendimentos humanos, já que seguindo os mandamentos de Deus e os valores da Bíblia, restaria apenas a pura graça divina; cada indivíduo então, poderia fazer oque quisesse, sendo impossível a partir do seu ponto vista (Sartre) condenar os pontos de vistas dos outros, tanto como os atos do autor.
Na sequência após relatar suas críticas, Sartre tenta explicá-las. Ele afirma que toda verdade e toda ação implicam um meio e uma subjetividade humana. Segundo Sartre, existem dois tipos de existencialismo: o existencialismo cristão, e o existencialismo ateu,que segundo ele é o mais coerente. Dentre os dois, o único ponto de concordância é o de que a existência precede a essência, ou seja, que é necessário partir da subjetividade. Mas Sartre critica o existencialismo cristão, destacando sua incoerência em relação à subjetividade. Em uma analogia, Sartre compara Deus com um artífice que ao fabricar um objeto sabe exatamente para qual finalidade o estáfabricando, ou seja, já possui uma utilidade definida. Desse modo é impossível relacionar a finalidade do ser com a sua subjetividade, tendo em vista que a finalidade é algo necessariamente objetivo e se opõe totalmente ao conceito de subjetividade. Por outro lado, o existencialismo ateu, dito por Sartre como o mais coerente e por ele defendido, declara que Deus não existe e que a existênciaprecede a essência. Desse modo, primeiro é necessário o ser existir para só depois poder ser definido por qualquer conceito. Exemplificando,primeiro o homem existe, passa a se descobrir, tem seu lugar no mundo e só assim se define. Portanto, não há natureza humana, visto que não há Deus para concebê-la. Sendo assim, o homem é simplesmente aquilo que ele faz de si mesmo, não sendo nada mais do queisso. Assim o primeiro esforço do existencialismo, segundo Sartre, é o de colocar o homem no seu devido lugar, o de responsável por sua existência.
Nesta mesma linha, Sartre afirma que o homem não é apenas responsável tão somente por si, mas que também é responsável por todos os homens. E é nesse segundo sentido segundo Sartre, que se constitui o sentido profundo do existencialismo: “Ao afirmamosque o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe, mas, queremos dizer também que, escolhendo-se, ele escolhe todos os homens.” Todos os nossos atos que criam o homem que queremos ser, estão criando ao mesmo tempo a imagem do homem como julgamos que deva ser. Escolher ser uma coisa ou outra é afirmar o valor do que estamos escolhendo, pois não podemos nunca escolher omal, o que escolhemos é sempre o bem, e nada pode ser bom para nós sem o ser para todos. A nossa responsabilidade é muito maior do que imaginamos, pois uma decisão envolve a humanidade inteira.
Mas quando a pessoa se der conta de que ela não é apenas aquele que ela escolheu ser, mas também foi um legislador que escolheu a si e a humanidade inteira, ela não consegue escapar do sentimento deresponsabilidade, envolvida pelo sentimento de angústia (também muito relatada pelo autor), desamparo e desespero. Todos vivem essa angústia, apesar de que alguns escondem, para Sartre, estes são os mascarados que agem de ma fé, que pensam que suas ações envolvem apenas eles enquanto indivíduos. Pois para ele, a angústia é uma condição imposta da ação, que pode ter muitas possibilidades e quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentação
  • fundamentação
  • fundamentacao
  • fundamentacao
  • fundamentacao
  • Fundamentaçao
  • Para fundamentação
  • Fundamentação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!