Fundamentação teorica
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
MÓDULO 1
CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Maria Aparecida Araújo e Silva
Maria José Motta Viana
Olga Julieta da Fonseca
1º sem./2012
Comunicação: fatores de textualidade e condições de produção textual
1 ATIVIDADE DIAGNÓSTICA - IMPORTÂNCIA DA LEITURA
Assista aos filmes que selecionamos paravocê.
1. Agora elabore um texto em que você relate uma experiência sua em uma situação em que a leitura – ou a falta dela – tenha sido determinante.
2. Apresentação em grupo dos textos produzidos.
3. Leitura e comentários dos textos selecionados pelos grupos.
[pic]
1.4 Atividade de incentivo à leitura (valor: 5 pontos): elaboração de material sobre a importância da leituraa ser divulgado no espaço acadêmico.
1.4.1 Instruções para a elaboração: o grupo poderá escolher o gênero textual a ser produzido - folder, cartaz, banner, panfleto etc.
2 CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE TEXTO
2.1 Leia o texto seguinte:
Condições de produção e recepção textual
Condições de produção textual são os elementos que fizeram parte da situaçãocomunicativa na qual o texto é construído e que, dessa forma, acabam por determiná-lo. Geraldi (1997) apresenta os elementos constituintes das Condições de Produção. Ou seja, para se produzir um texto, em qualquer modalidade, é preciso que:
a) se tenha o que dizer (o quê?) - para se produzir um texto significativo numa situação real de escrita, o produtor precisa ter em mente “o que” escrever, istoé, saber sobre o assunto de qual irá tratar. Isso significa que não é possível escrever a partir do nada, sem ter algo para dizer.
b) se tenha uma razão para dizer o que se tem a dizer; (Objetivos do texto – para quê?) - ter um motivo significativo para escrever é uma das condições fundamentais para se produzir um texto.
c) se tenha para quem dizer o que se tem a dizer; (Enunciatário– para quem?) - todo processo de comunicação, seja na modalidade oral ou escrita, pressupõe um interlocutor. Assim, o produtor deve levar em consideração a pessoa para quem produz seu texto. É em função do seu interlocutor que o locutor seleciona os recursos linguísticos de que necessita. E sem interlocutor não há texto, pois é ele quem determina o seu objetivo. Portanto delimitar o interlocutor épermitir a visualização do leitor, sabendo sobre o que vai escrever e para quem vai escrever.
d) o locutor se constitua como tal, como sujeito que diz o que diz para quem diz; (Enunciador – quem?) - o interlocutor, na atividade de produção de texto, é um agente produtor e produz porque tem conteúdo, objetivo. Ele escreve, pois tem objetivo e finalidade social. Ao escrever, ele reflete sobreo que tem a dizer, expõe a sua subjetividade, considerando as relações de sentido que possui com seu interlocutor, encarando o seu texto como fruto de interação, resultante de uma situação significativa que acontece num determinado momento, e que possui, portanto, um caráter social.
e) se escolham as estratégias para realizar (a), (b), (c) e (d). (Recursos linguístico-textuais utilizados –como?) - segundo Geraldi (1997, p. 164), a escolha dessas estratégias “não se dá em abstrato. Elas são selecionadas ou construídas conforme o que se tem a dizer e as razões para dizer a quem se diz”.
Resumidamente, temos:
• ENUNCIADOR: sujeito que produz o texto (QUEM produz o texto).
• ENUNCIATÁRIO: sujeito para o qual o texto foi produzido (PARA QUEM o texto éproduzido).
• ASSUNTO: sobre o que se vai falar (DE QUE trata o texto).
• OBJETIVOS: propósitos do texto (PARA QUE o texto é produzido).
• SUPORTE TEXTUAL: em que veículo de comunicação o texto é divulgado (ONDE o texto é veiculado).
• ESTRATÉGIAS: recursos linguístico-textuais utilizados (COMO o texto é produzido), ou seja, a escolha da linguagem adequada à situação, dos mecanismos...
Por favor, assinar para o acesso.