Fundamentação histórica sobre a produção escolar

Páginas: 4 (815 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
1- Como ponto de partida para a fundamentação histórica sobre a produção da clientela escolar, pode ser tomada a discussão, realizada por Karl Marx em O Capital. Justifique com base no texto do autor(páginas: 136 a 140).
Tomou-se como fundamento a obra O Capital, de Marx, porque ela expõe como a Revolução Industrial e as conseqüências dela nas relações de trabalho influenciaram na produção daclientela escolar.
Foi escolhido como referência o caso da Inglaterra, pois esse país foi o berço da Revolução Industrial e tornou-se a economia mais avançada da época dentro do capitalismocompetitivo.
Com o emprego da maquinaria moderna e com o processo de divisão do trabalho imposto pela Revolução Industrial houve a quebra da resistência do trabalhador masculino frente ao capital e astendências de objetivação e de simplificação do trabalho.
A simplificação do trabalho acarretou a incorporação maciça de mulheres e crianças à produção e com a grande oferta de força de trabalho causou aqueda dos salários, além de existirem condições precárias dos ambientes de trabalho.
Diante dessa situação, os trabalhadores se revoltaram e veio uma fase marcada por lutas pelos seus direitos. Tambémhavia as disputas internas entre a burguesia. Todos esses fatores foram responsáveis, em grande parte, pela produção da legislação social inglesa. Porém, essa legislação era frequentemente burladapara atender às necessidades do capitalismo de reproduzir a riqueza social, ou seja, o próprio capital.
Um bom exemplo são as leis que dizem respeito às crianças. Foram criadas normas que reduziam ajornada de trabalho infantil e tornava obrigatória a escolarização das crianças trabalhadoras, ficando responsáveis por custear esses estudos as empresas empregadoras. No entanto, o que ocorreu foi que,com essas conquistas sociais somadas ao emprego da tecnologia, a mão de obra infantil tornou-se cara e, assim, essa foi sendo dispensada, surgindo o desemprego infantil.
Enquanto isso, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA Argentina
  • Fundamentação teórica em gestão escolar
  • Fundamentação Teórica sobre Óxidos
  • Fundamentação teórica sobre corantes
  • FRACASSO ESCOLAR NUMA PERSPECTIVA HISTORICA
  • A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar
  • “Meio século de debates sobre a relação entre a educação escolar e a produção de desigualdades sociais”
  • PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL SOBRE O ENSINO DE LUTAS NO AMBIENTE ESCOLAR: ESTADO DA ARTE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!