Fundamenos epistemológicos da Psicologia.

Páginas: 5 (1168 palavras) Publicado: 10 de abril de 2014

LISTA DE EXERCÍCIOS DEFINITIVA


BLOCO 1
Explicações Mítico-religiosas e Explicações Filosóficas

Como dito algumas vezes em sala, a Filosofia pode ser entendida como uma nova postura do Ser Humano diante do mundo, uma nova postura acerca de nossa capacidade de produzir conhecimento sobre a realidade. Dito isso, explique detalhadamente as diferenças e semelhanças entre uma explicaçãomítico-religiosa e uma explicação filosófica.

Uma explicação mítico-religiosa exige fé, pois trabalha com variáveis sobrenaturais, que é aquilo que não está ao nosso alcance, que está além da realidade, não podemos ver e não temos provas de que realmente exista.
A explicação filosófica trabalha com variáveis naturais, é aquilo que está ao alcance de todos, podemos ter provas, pois é uma forma deexplicar a realidade. É algo que está ao alcance de todos.
Apesar das diferenças, a semelhança entre as duas é que ambas, mesmo sendo diferentes, as duas são uma forma de explicar a realidade.

Surgimento da Filosofia

Que fatores históricos favoreceram ao surgimento da filosofia? Explique detalhadamente o que levou naquela época a sociedade a um simultâneo processo de secularização erelativismo?

As explicações religiosas começaram a se tornar insatisfatória para as pessoas, porque como é possível que se tenham várias versões e ideias contraditórias sobre uma determinada coisa? E como podiam provar que as explicações religiosas eram verdadeiras se não estavam ao alcance de todas? Se é algo que está além da realidade? Assim, ocorreu a secularização, as pessoas começaram a deixara religiosidade de lado. Já o relativismo permite que cada um tenha seu próprio ponto de vista, ou seja, tem uma certa tolerância. Assim, com todas essas insatisfações surgiu a Filosofia, que é uma forma de explicar a realidade.

BLOCO 2

O problema do “Conhecer”

O problema do conhecimento pode ser definido pela pergunta: “Como conhecemos as coisas de um modo verdadeiro?”  Quais os aspectosdecisivos desse problema, aquilo que chamávamos de variáveis significativas? Por que é tão importante para os filósofos encontrar uma resposta para essa questão?

Para explicar como conhecemos as coisas é importante encontrar primeiro as variáveis decisivas, que são: sentido e razão, depois tentando relacioná-las, e encontrar as variáveis significativas. Era importante encontrar uma respostapra isso, pois, se não encontrassem como eles teriam a moral de críticar as explicações religiosas? Eles perderiam a razão sobre isso.

O problema do “Ser”

Abordando o “Problema do Conhecimento”, alguns filósofos, especialmente os chamados pré-socráticos, suspeitaram que  a solucão poderia ser encontrada investigando antes de tudo as coisas, “O problema do Ser”, ou seja, “o que propriamentesão as coisas?” Por responder isso, suspeitaram que deveriam encontrar um princípio fundamental, ao qual tudo o que existe estaria submetido.  Na tentativa de responder a esta pergunta, foram criadas duas hipóteses: Monismo (Parmênides) e Mobilismo (Heráclito).


Explique detalhadamente, com as suas palavras, como o Monismo e o Mobilismo tentaram resolver a questão. Que tipo de princípio cada umdeles defendeu e porquê. Explique ainda que tipo de dificuldade cada uma das propostas teve de enfrentar.

O Mobilismo diz que tudo muda, ou seja, as coisas estão sempre se modificando. A dificuldade enfrentada pelo Mobilismo era o fato de que, se as coisas estão sempre se modificando, porque damos os mesmos nomes as coisas? Por exemplo, mesmo que cada ser humano seja diferente do outro,continuamos dando o nome de "ser humano".
O Monismo diz que mesmo que as coisas mudem elas não se modificam aletoriamente, pois existe algo, (uma essência), que permita com que uma maçã mesmo que seja diferente das outras, continua sendo uma "maçã", pois tem o seu conceito de maçã. A dificuldade enfrentada pelo Monismo era que, como podemos conhecer a tal "essência"? Como saber o que é essa certa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos Epistemológicos da Psicologia
  • Fundamentos Epistemologicos da Psicologia
  • Embasamentos Epistemológicos e Conceitos da Psicologia Genéia
  • Psicologia Humanista: A história de um dilema epistemológico (resumo)
  • Revisão Fundamentos Epistemológicos e Históricos da Psicologia Social Européia
  • Fundamenos
  • Psicologia como disciplina cientifica e discurso sobre a alma: problemas epistemológicos e ideológicos
  • Os Lugares da Psicologia: o projeto epistemológico da modernidade e a gestação do espaço Psi.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!