Fundam. Epistemol. e Históricos da Psic. So Respostas

1398 palavras 6 páginas
RESPOSTAS JP

Texto 1 – Explique e apresente as "configurações do social" que produzem as condições necessárias para a psicologia social.
R. A sociedade a qual passava por mudanças, indo do feudalismo aonde já existia uma cadeia de comando e de respeito aonde a plebe não buscava melhora apenas aceitação dando assim poder as classes superiores acabava por se ver em mudança, o surgimento em primeira instância da burguesia, depois em si da procura da plebe por uma melhora é as revoluções que ocorreram acabam por trazer um desequilíbrio dentro as classes sociais não apenas maior a da que já havia, mas também conflito dentro de um ideal que seria da aceitação e a ordem “natural” aonde os senhores feudais, reis e clero possuíam o controle fez com que dessa forma os possuidores de poder e influência tentassem de alguma forma possuir um entendimento do como funcionava esse sistema que apresentava colapso para de alguma forma resolver.
A partir deste ponto a sociedade acaba por ter de ter um estudo para que consiga obter um controle novamente, sendo assim a primeira ideia do que seria uma psicologia nasceu de um pensamento voltado ao controle sobre a sociedade, tendo este marcador como inicio da psicologia e acabamos por ver que após a revolução francesa o que ocorre ainda uma desigualdade ainda maior que acabo por “sujando” a sociedade aos olhos dos detentores de poder deste momento, assim neste processo de “limpeza” o que ocorre é a configuração social que se apresenta por meio de asilos, hospícios e orfanatos que surgem como este método de ‘’limpeza’’, e seu perfil é mais assistencialista, porém o que ocorre é na verdade uma retirada das ruas fazendo com que assim sejam separados da sociedade os mal vistos. Aos olhos da autora um segundo momento aonde aparece o surgimento dessa “configuração social” aonde ela ocorre no ambiente de trabalho.
Pela historia e visto que a psicologia social surge destes contextos, condições as quais tinham como objetivo o controle das massas

Relacionados