Fundadores da Etnografia F.Boas e B.Malinowski

2623 palavras 11 páginas
Centro Universitário Belas Artes
Antropologia Cultural

Fundadores da Etnografia F.Boas e B.Malinowski

O cenário no qual a Etnografia alcança a maioridade é marcado pelo Era Vitoriana, que corresponde ao longo reinado da Rainha Vitória, que reinou de 1837 até sua morte. O “Império onde o sol nunca se punha” se transformara numa importante empresa planetária que buscava mercados para seus produtos industriais e afirmava sua liderança e influencia cultural; a classe média inglesa viveu então sua idade de ouro.
A competição com o novo capitalismo que emergira com a unidade alemã de 1871, colocou o mundo em cheque preparando o terreno para a Primeira Grande Conflagração Mundial e quase meio século depois teve inicio uma guerra cruenta, prolongada e devastadora que arruinou a Europa ao mesmo tempo que a Rússia era Sacudida pela Revolução bolchevista (1917).
Ao mesmo tempo, a França pós-napoleonica recém saída da derrota na campanha da Rússia (1812) vivera a Restauração dos Bourbon (1814) e o rescaldo da derrota final de Napoleão Bonaparte em Waterloo (1815) seria palco de uma forte reação conservadora cujo objetivo era reordenar a vida europeia, para o que se reuniu o Congresso de Viena (1814-1815), no qual participaram as principais potencias europeias, com a finalidade de reordenar o mapa europeu após a queda de Napoleão, segundo o qual cada potencia deveria ter os mesmo limites anteriores a 1789.
A Alemanha reivindicava um lugar ao sol na partilha do mindo, sob a liderança de Bismarck e se projetava como a mais forte nação industrial, enquanto os Estados Unidos, passada a Guerra de Secessão, criam as condições para o desenvolvimento do capitalismo industrial.
Passou rapidamente o otimismo do inicio do século XX e o panorama cultural modificou-se com teorias que atingia diretamente a suposta estabilidade social, onde mulheres se faziam presentes na luta pelo direito ao voto e os pilares da família burguesa eram questionados.
Nos marcos do cenário descrito

Relacionados