FundacaoEdficios

2288 palavras 10 páginas
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO - II
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

PROF : AVANILSON R. SANTOS

FUNDAÇÃO DE EDIFÍCIOS

am

da

c

a rt u r

Estrutura d a c ob ertura
Pa red e d e ved a ç ã o

Pé-d ireito
Pa red e d ivisória

Soc o ou p ed esta l
Alic erc e ou b a ld ra m e

Fund a ç ões

Fundação é o elemento estrutural que transfere ao terreno as cargas que são aplicadas à estrutura.

Te lh

o e nt

e ob Infra estrutura

Definição:

sup ra estrutura

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO I I

Solo resistente

EXAME DO TERRENO.
Muitas vezes o aspecto de um solo leva o técnico a considera-lo firme. No entanto, um exame mais cuidadoso pode mostrar tratar-se de solo altamente compressível, exigindo consolidação prévia. Este exame denomina-se sondagem e tem por finalidade verificar a natureza do solo, a espessura das diversas camadas, a profundidade e a extensão da camada mais resistente que deverá receber as cargas da construção, e determinar o tipo da estrutura de fundação a ser especificada. .

EXAME DO TERRENO
Para efeito prático na construção, a Mecânica dos Solos divide os materiais que ocorrem na superfície da crosta terrestre em:
a) Rochas - solos rochosos (rochas em decomposição ou sã);
b)Solos Arenosos/Siltuosos - com propriedade de compacidade (grau de compacidade); c) Solos Argilosos - com propriedade de consistência (limite de consistência). Antes de se decidir pelo tipo de fundação em um terreno, é essencial que o profissional adote os seguintes procedimentos:
•visitar o local da obra, detectando a eventual existência de alagados, afloramento de rochas etc.;
•visitar obras em andamento nas proximidades, verificando as soluções adotadas; •fazer sondagem a trado (broca) com diâmetro de 2” ou 4”, recolhendo amostras das camadas do solo até atingir a camada resistente;
•mandar fazer sondagem geotécnica

EQUIPAMENTO DE SONDAGEM
Dependendo do tipo solo, a sondagem deverá utilizar o melhor processo que forneça indicações precisas, sem deixar margem de dúvida para

Relacionados