Fundaçoes

Páginas: 10 (2402 palavras) Publicado: 17 de junho de 2012
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA


Fundações
CURSO: ENGENHARIA CIVIL PROFESSOR: ADRIANO VITTORIO
Aluna: Alana Aires Aguiar



Introdução

Fundações são estruturas cuja função é transmitir as ações atuantes na estrutura à camada resistente do solo. Elas devemapresentar resistência adequada para suportar as tensões geradas pelos esforços solicitantes. Além disso, uma fundação deve transferir e distribuir seguramente as ações da superestrutura ao solo, de modo que não cause recalques diferenciais prejudiciais ao sistema estrutural nem a própria ruptura do solo.
Elas são feitas aguentar e suportar uma casa, um prédio, pontes ou viaduto. Dependendo do tipo deterreno encontrado em uma construção, é adotado diferentes formas de fazer uma fundações, e ainda pode ser feita de vários materiais.

Investigação do subsolo
Na grande maioria dos casos, a avaliação e o estudo das características do subsolo do terreno sobre o qual será executada a edificação se resume em sondagens de simples reconhecimento (sondagem à percussão), mas dependendo do porte daobra ou se as informações obtidas não forem satisfatórias, outros tipos de pesquisas serão executados (por exemplo, poços exploratórios, ensaio de penetração contínua, ensaio de palheta).
Características como: número de pontos de sondagem, seu posicionamento no terreno (levando-se em conta a posição relativa do edifício) e a profundidade a ser atingida são determinados por profissional capacitado,baseado em normas brasileiras e na sua experiência (BRITO 1987).

Tipos de fundações:
As fundações se classificam em diretas e indiretas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo onde ela se apoia.

Fundações diretas:

Fundações diretas são aquelas que transferem as cargas para camadas de solo capazes de suportá-las (FABIANI, s.d.), sem deformar-seexageradamente. Esta transmissão é feita através da base do elemento estrutural da fundação, considerando apenas o apoio da peça sobre a camada do solo, sendo desprezada qualquer outra forma de transferência das cargas (BRITO 1987). As fundações diretas podem ser subdivididas em rasas e profundas.
Caracteriza-se rasa quando a camada de suporte está próxima à superfície do solo (profundidade até 2,5 m)(FABIANI, s.d.), ou quando a cota de apoio é inferior à largura do elemento da fundação (BRITO 1987). Por outro lado, a fundação é considerada profunda se suas dimensões ultrapassam todos os limites acima mencionados.

Fundações indiretas:

Fundação que transmite as ações ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duase que está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta. As fundações indiretas são todas profundas, devido às dimensões das peças estruturais (BRITO 1987).

Blocos e alicerces:

Este tipo de fundação é utilizado quando há atuação de pequenas cargas, como, por exemplo, um prédio de quatro pavimentos.
Os blocos são elementos estruturais de grande rigidez ligadospor vigas denominadas “baldrames”, suportam esforços de compressão simples provenientes das cargas dos pilares. Os eventuais esforços de tração são absorvidos pelo próprio material do bloco. Podem ser de concreto simples (não armado), alvenarias de tijolos comuns ou mesmo de pedra de mão (argamassada ou não). Geralmente, usam-se blocos quando a profundidade da camada resistente do solo está entre0,5 e 1,0 m de profundidade (BRITO 1987).
Os alicerces, também denominados de blocos corridos, são utilizados na construção de pequenas edificações, principalmente as residenciais e suportam diretamente as cargas provenientes das paredes resistentes, podendo ser de concreto ciclópico, de tijolo maciço ou alvenaria de pedra.

Sapatas :

É uma fundação direta, geralmente de concreto armado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundações
  • Fundações
  • fundações
  • Fundações
  • Fundações
  • fundações
  • Fundações
  • FUNDAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!