Fundaçoes de Organizar

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2014
porosos ou solos lateríticos.
3.1 Introdução
Para estudar o comportamento do solo utilizam-se equações constitutivas, que relacionam as tensões, deformações e o tempo. Assim, é possível dar um tratamento matemático a problemas que envolvem o comportamento do solo quando submetido a cargas aplicadas, incluindo seu peso próprio.
Os projetos de fundações e contenções são analisadosseparando-se, ainda que artificialmente, a deformação da ruptura. Na realidade, qualquer estrutura quando é solicitada passa a deformar até que atinja a ruptura. Antes de romper, considera-se que a estrutura está sendo solicitada em condições de trabalho e a solicitação é limitada em função da máxima deformação que a estrutura pode sofrer, sem que sejam prejudicadas as condições de utilização da mesma. Aestrutura deve ser segura e parecer segura. Na cidade de Santos, por exemplo, onde os prédios sofrem grandes deformações devido à camada de argila mole orgânica existente abaixo da camada de areia - na qual as fundações são apoiadas - os limites de utilização foram ultrapassados largamente. Neste caso, embora a camada de argila esteja com coeficiente de segurança apropriado em relação à ruptura, asdeformações sofridas por esta camada provocam inclinação dos edifícios em até aproximadamente 2,5o, gerando uma sensação de desconforto e insegurança muito grandes. Uma análise que considere concomitantemente os problemas de deformação e de ruptura só é possível com a utilização de sofisticados métodos numéricos, difíceis de serem utilizados no dia a dia da engenharia.
Nos problemas de deformaçãosão determinadas as deformações do solo e da estrutura quando submetidos a um carregamento qualquer, porém muito inferior ao que possa provocar a ruptura. Um exemplo típico é o cálculo de recalques. Nos problemas de ruptura não há preocupação com as deformações, mas somente com a capacidade que o solo tem de resistir às solicitações impostas, sem romper. Nos cálculos de deformações, trabalha-secom pequenas deformações e por isto pode ser utilizada a teoria da elasticidade, enquanto nos cálculos de estabilidade (possibilidade que o solo tem de resistir às solicitações impostas) utiliza-se a teoria da plasticidade.
Estas duas teorias consideram o solo um meio contínuo. Na realidade, os solos são constituídos por partículas e a tensão aplicada é transmitida por meio de forças, partícula apartícula. Ao sofrer solicitações o solo irá se deformar, modificando seu volume e sua forma inicial. O nível de deformação dependerá das propriedades mecânicas do solo e do carregamento aplicado. O estado de tensões no maciço depende do peso próprio, da intensidade da força aplicada e da geometria do carregamento.
Histórico das Fundações
Mais sensível ao clima que outros animais Paleolíticos,o homem procurou abrigar-se primeiro em cavernas e, onde não existiam, pois alguns tinham os seus pisos a mais de 2m abaixo do nível do terreno adjacente, enquanto outros eram escavações verticais, como poços rasos. Assim, é provável que, no Neolítico, quando o homem que na idade anterior já aprendera a lascar a pedra, agora sedentário, construiu suas primeiras cabanas, já tivesse alguma noçãoempírica sobre a resistência e a estabilidade dos materiais da costa terrestre.
A propósito, das palafitas, acredita-se, hoje que não ficavam estacas sobre estacas dentro d’água, mas sobre andas (espécie de “pernas de pau”) às margens dos lagos, pois foram encontradas várias de suas plataformas sobrepostas, sugerindo reconstrução após a ruptura ou apodrecimento de suas pernas de sustentação. Essaprática de superposição, mas como aproveitamento de algo já feito, estendeu-se a fundações de obras da Antiguidade.

Os terrenos que recebiam suas construções maiores e mais pesadas em geral cediam e as construções ruíam ou eram demolidas, com posterior aproveitamento dos escombros, uma vez que não havia fundações preparadas, como em épocas mais modernas se passou a fazer. Assim, obras como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Para Organizar
  • organizar
  • organizar
  • Organizar
  • organizar
  • Fundações
  • Fundações
  • Fundações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!