Fundações

Páginas: 3 (674 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Fundações
Fundações do complexo cultural Cais das Artes são blindadas para resistir à pressão d'água
Escoramento estanque, em forma de caixa, tem a função de impedirfuturos danos a edifício em construção sobre um aterro


 
A construtora Santa Bárbara buscou soluções utilizadas para fundações em mar para a execução do Cais das Artes, projeto composto pordois edifícios para abrigar um museu e teatro multiuso em Vitória. O objetivo era evitar danos aos edifícios, em construção sobre um aterro, com a pressão da água. "Estudamos vários métodos járealizados em obras marítimas para conseguirmos algo que nos atendesse, mas não conseguimos nada que pudéssemos adaptar à nossa realidade", disse Francisco Cristiano Alves, gerente de Contrato da construtora.Painéis blindados foram apoiados em perfis metálicos em forma de "I"
Para solucionar o problema, a construtora estudou a possibilidade, juntamente com a Efficiency Brasil, de aplicar placasmetálicas que vedassem o bloco de fundação.  Foram então montadas duas metades em formato de "U", que juntas formaram uma espécie de caixa, tornando a blindagem estanque. Segundo Sidney Mello de Carvalho,gerente técnico comercial da Efficiency Brasil, como a empresa não possuía painéis únicos do tamanho necessário para a obra (12 m x 8 m), foram utilizados perfis metálicos em forma de "I" como apoiodos painéis nas extremidades do escoramento.

Bloco é totalmente vedado contra pressão da água
Para a execução do sistema, primeiro a empresa escavou a área e retirou possíveis obstáculos comopedras, por exemplo. Depois, o espaço foi reaterrado com areia. Então, as blindagens foram colocadas com a utilização de um guindaste e depois vedadas com espuma expansiva. Uma escavadeira de braçolongo escavou ao redor da blindagem para que ela descesse até a cota do concreto magro.
Após a colocação das blindagens, o bloco da fundação foi preparado para receber o concreto magro e ser vedado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundações
  • Fundações
  • fundações
  • Fundações
  • Fundações
  • fundações
  • Fundações
  • FUNDAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!