Fundações

Páginas: 17 (4028 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
1 Introdução
O canteiro de obras é uma área provisória de suporte à obra, tem como objetivos auxilia-la e otimiza-la durante sua execução. Providenciando a organização do trabalho humano, a logística das ferramentas e máquinas, e devendo propiciar aos trabalhadores abrigo, área de lazer, área de refeições, sanitários etc. Criando, portanto, totais condições de trabalho ao funcionário,qualificando assim a execução e produtividade da construção civil.
Durante a execução da obra “deve-se procurar evitar, ao máximo, o deslocamento das instalações durante a execução do projeto, evitando desperdício de material e mão-de-obra.” (ROUSSELET, 1999, p.8)
Portanto, o projeto do canteiro deve ser pensado por diversas pessoas que reflitam as ideias para a melhor configuração do layout,desenvolvendo assim um sistema coerente para a execução da construção, minimizando custos e evitando ao máximo acidentes.
2 Objetivo
O nosso objetivo ao realizarmos o trabalho foi: adquirir conhecimento sobre a função, construção e funcionamento correto de um canteiro de obras.
3 Metodologia
Com os conhecimentos prévios adquiridos em sala de aula, realizamos a visita à obra no dia 21 de Março com asupervisão e explicação do engenheiro Davidson Cunha, podendo assim tirar as fotos do anexo A. Após a visita, fomos direcionados a uma das salas do canteiro onde pudemos tirar duvidas e preencher o anexo B.
No dia 22, os integrantes Rafaela Grillo e Alessandra Fuccillo foram à biblioteca em busca do material bibliográfico.
Com o material em mãos o restante dos integrantes (Lucas Quessada, Laura Aguiar eBarbara Santoro) iniciou a execução da fase de pesquisa do trabalho.
No dia 27, tivemos uma reunião com todo o grupo na biblioteca do centro universitário Belas Artes. Formatamos todo o trabalho de pesquisa, discutimos e fizemos anotações e rascunhos de como montaríamos o restante do trabalho.
As anotações foram digitadas pela aluna Barbara Santoro, e enviadas ao aluno Lucas Quessada no diaseguinte.O aluno produziu os textos e os enviou para que Laura Aguiar, Alessandra Fuccillo e Rafaela Grillo que durante os dias seguintes produziram as considerações finais e terminaram de editar o trabalho.

4 Canteiro de Obras
4.1 definição
A NBR-12284 (Norma Técnica da ABNT: Áreas de Vivência em Canteiros de Obras) define o canteiro de obras como o “conjunto de áreas destinadas à execução e apoiodos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência”.
Os canteiros são normalmente construídos como barracões ou containers.
4.2 Estudo preliminar do canteiro de obras
Para se realizar o planejamento do canteiro de obras deve-se levar em conta alguns itens de grande importância. São eles, citados por Rousselet (1999):

a) Ligações de água, energiaelétrica, esgoto e telefone devendo solicita-las junto às empresas responsáveis, é importante um projeto bem estudado para o canteiro, porque essas ligações podem ser futuramente utilizadas pelo proprietário.

b) Dimensionamento e localização, variando em decorrência da obra, das áreas necessárias para estoque de materiais a granel (areia, brita, etc.).

c) Dimensionamento e localização, variando emdecorrência da quantidade de funcionários, aumentando ou diminuindo as áreas de vivência seguintes:
· Sanitários.
· Vestiários.
· Alojamento.
· Local de Refeições.
· Cozinha (quando for determinado que o preparo de refeições será feito na obra).
· Lavanderia.
· Área de Lazer.
· Ambulatório, quando são frentes com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores.

d) Dimensionamento e localização das centrais,sendo elas:
· Massa (betoneira).
· Minicentral de concreto, quando houver.
· Armação de Ferro.
· Serra Circular.
· Armação de forma.
· Pré-montagem de Instalações.
· Soldagem e Corte a Quente.
· Outras.
e)Dimensionamento e localização dos Equipamentos de transporte vertical humano e de materiais:
· Grua.
· Elevador de Transporte de Materiais (Prancha).
· Elevador de Passageiros (Gaiola).

f)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundações
  • Fundações
  • fundações
  • Fundações
  • Fundações
  • fundações
  • Fundações
  • FUNDAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!