fundações rasas

Páginas: 6 (1251 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: HOMEM, NATUREZA E SOCIEDADE.
1 PERÍODO – TURMA 03.









CULTURA – UM CONCEITO ANTROPOLOGICO


























CULTURA – UM CONCEITO ANTROPOLOGICO

















MANAUS – 2012
CULTURA – UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO

1. O Determinismo Biológico
São velhas epersistentes as teorias que atribuem capacidades específicas a “raça”, os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais. Felix Keesing afirmava que não existia correlação significativa entre a distribuição dos comportamentos culturais, qualquer criança humana pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início emsituação conveniente de aprendizado.
A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologicamente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre as pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.
A verificação de qualquer sistema de divisão sexual do trabalho mostra que ele é determinado culturalmente e não em função de umaracionalidade biológica, as diferenças determinadas pelo aparelho reprodutor humano determinam diferentes manifestações culturais.
O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo chamado de endoculturação, um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios, mas em decorrência de uma educação diferenciada.

2. O Determinismo Geográfico
O determinismogeográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Antropólogos como Boas, Wissker, Kroeber, entre outros, demostraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais e mais: que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.
A posição da moderna antropologia é que a“cultura age seletivamente” e não casualmente sobre o meio ambiente, “explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para o qual as forças decisivas estão na própria cultura e na historia da cultura”.
As diferenças existentes entre os homens, portanto, não pode ser explicada em termos das limitações que lhes são impostas pelo seu aparato biológico ou pelo seu meio ambiente, agrande qualidade da espécie humana foi a de romper com as suas próprias limitações.

3. Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura
O termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se as realizações materiais de um povo, e ambos foram sintetizados por Edwart Tylor no vocábulo inglês Culture“Todo complexo de inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.
Edward Tylor abrangia em uma só palavra todas as possibilidades de realização humana, além de marcar fortemente o caráter de aprendizado da cultura em oposição à ideia de aquisição inata, transmitida por mecanismos biológicos. Definiua cultura como sendo todo comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética.
John Locke procurou demostrar que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião do nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimento, através de um processo que hoje chamamos de endoculturação, ele refutou fortemente as ideias da época e ensaiou osprimeiros passos do relativismo cultural afirmando que os homens têm princípios práticos opostos.
Marvin Harris afirmou que “Nenhuma ordem social é baseadas em verdade inatas, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento”.
Jacques Turgot afirmou que “... o homem é capaz de assegurar a retenção de suas ideias eruditas, comunica-las para os outros homens e transmiti-las para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundações Rasas
  • fundações rasas
  • Fundações Rasas
  • Fundações Rasas
  • Fundações rasas
  • Fundações Rasas
  • fundações rasas e profundas
  • Tipos de Fundações Rasas e Profundas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!