Fundações comunitárias no século 21

Páginas: 35 (8726 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2011
Fundações Comunitárias no Século 21

Fundações comunitárias são um excelente exemplo da interação de processos globais e locais. Sua evolução ao longo das últimas duas décadas é caracterizada por duas tendências simultâneas. Uma delas é a propagação do conceito de fundações comunitárias para muitos países em todo o mundo e sua adaptação aos contextos locais e nacionais. A outra é a crescenteinternacionalização das atividades das fundações comunitárias em termos de redes, de doação, e colaboração (Ruffin 2003: 11-18). Ambos os processos são, em última instância, complementares e interdependentes, embora possam colidir em situações concretas. Por razões analíticas, eles vão, contudo, ser examinados separadamente nas seções seguintes deste capítulo, começando com a história e a propagaçãodo conceito de fundação comunitária.

Origem Histórica e Desenvolvimento Embrionário nos Estados Unidos e Canadá

Comunidade baseada em filantropia não é um fenômeno novo. Também não é uma invenção da civilização ocidental. A idéia de uma fundação que reúne os recursos de doadores locais para atender às necessidades locais pode ser encontrada em muitas culturas ao redor do globo. Na tradiçãoeuropéia, por exemplo, de locais de caridade em formas coletivas remonta até à Idade Média (Smith e Borgmann, 2001: 12-17). Embora as motivações, práticas e quadro jurídico para a comunidade baseada em atividades filantrópicas têm mudado ao longo dos séculos, esta tradição tem de ser lembrada quando se fala de fundações comunitárias contemporâneas. O conceito moderno de fundação comunitária, noentanto, é de origem mais recente.

A primeira fundação comunitária, a Fundação Cleveland, foi criada em Cleveland, Ohio, em 2 de janeiro de 1914, por iniciativa de um advogado e banqueiro chamado Frederick Harris Goff. Como o administrador de muitos grandes legados, Goff havia observado em primeira mão quão rapidamente presentes a caridade póstuma poderia se tornar obsoleto. Neste contexto, eleteve a idéia de consolidar uma série de relações de confiança em uma única base que seria regida por um conselho de cidadãos locais. Enquanto os ativos granting continuarão a ser geridos pelos bancos, a diretoria formada pelos cidadãos seria responsável por fazer doações para organizações e iniciativas comunitárias. Este novo veículo filantrópico não só aliviou os bancos trust locais da carga dedoações, mas também assegurou que a evolução das necessidades da comunidade seja abordada no futuro, mesmo que o objetivo inicial de uma relação de confiança tenha se tornado obsoleto (Titulo 1992: 24 - 33).

Missão Local – Visão Global

A idéia de Goff pegou. O que começou como uma experiência local, em Cleveland, rapidamente se espalhou por todo o Centro-Oeste e Nordeste dos Estados Unidos eem toda a fronteira para o Canadá. Em 1915, fundações comunitárias foram fundadas em Chicago, Milwaukee, Detroit, Minneapolis, Boston. No Canadá, a primeira comunidade, a Fundação Winnipeg, foi criada em 1921 (Hammack 1989: 25-32). Entre 1914 e 1924, vinte e seis fundos comunitários foram criados nos Estados Unidos, a maioria deles no Centro-Oeste. O conceito de fundação comunitária foi apenas umde vários referentes a novas formas organizacionais para entidades filantrópicas e sem fins lucrativos que as atividades desenvolvidas fora do “Movimento Progressista” cujos ideais incluíam a secularização da filantropia e a busca de práticas profissionais de gestão para o governo para empreendimentos de caridade. Não é, portanto, nenhuma coincidência que tenham emergido ao mesmo tempo em que asprimeiras grandes fundações privadas estavam sendo formadas (Hall 1989: 181-190).

Durante a “Grande Depressão” nos anos 1930, quando os recursos eram escassos e o sistema bancário estava em crise, as fundações comunitárias enfrentaram um período de declínio. A crise econômica também reduziu a confiança nos bancos. Como conseqüência, quando o movimento ressurgiu após a II Guerra Mundial, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • seculo 21
  • Século 21
  • Século 21
  • empresas do seculo 21
  • a mulher no século 21
  • Depressão doença do Seculo 21
  • perfil empreendedor do seculo 21
  • Moda no seculo 21

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!