Funcoesorganicas5

1225 palavras 5 páginas
Funções
Orgânicas
Thales Galvão Fogagnoli
Rodrigo Gasparotto Barbosa

Definição
• Funções orgânicas são compostos orgânicos que têm estrutura química semelhante e, consequentemente, comportamento químico similar.

2

22 de julho de
2012

Texto do rodapé aqui

Características Gerais dos compostos
• Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio.
• As moléculas orgânicas podem ser sintetizadas por organismos vivos (sendo assim, naturais) ou em laboratório (artificiais).
Entretanto, a definição inicial da química orgânica baseava-se na condição de que apenas seres vivos podiam produzi-las: sendo essa teoria derrubada pelo químico Friedrich Wöhler através da síntese artificial de uréia (orgânica) a partir de cianato de amônio (inorgânico).
• As principais Funções orgânicas são:

3

22 de julho de
2012

Texto do rodapé aqui

Aldeídos
Devido à presença do grupo carbonila, suas moléculas são polares, mas não fazem ligações de hidrogênio entre si.
Desse modo, seus pontos de fusão e ebulição são mais altos que os dos compostos apolares e que os dos éteres, e são mais baixos que os dos álcoois e dos ácidos carboxílicos de massa molecular correspondente.
Os aldeídos mais simples são solúveis em água, uma vez que podem estabelecer ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Com o aumento da cadeia carbônica a solubilidade diminui, tornando-se insolúveis.
4

22 de julho de
2012

Texto do rodapé aqui

Exemplo Estrutura

5

22 de julho de
2012

Texto do rodapé aqui

Álcoois

6

22 de julho de
2012

São mais reativos que os hidrocarbonetos. Os monoálcoois possuem pontos de fusão e ebulição elevados em comparação aos hidrocarbonetos de massa molecular aproximada, devido à formação de ligações de hidrogênio entre suas moléculas.
Os álcoois com poucos átomos de carbono na cadeia são bastante solúveis em água, pois suas moléculas fazem ligações de

Relacionados