Funcionamento do Sistema de Alimentação

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Funcionamento do Sistema de Alimentação
Nos veículos equipados com injeção eletrônica, a alimentação do combustivel e formado pela bomba, filtro e regulador de pressao. Este conjunto tem a capacidade de controlar a quantidade de combustivel.
Os bicos injetores (válvulas de injeção) pulverizam o combustível, que formam uma mistura de ar com o combustivel, no coletor de admissão. Dependendo dotipo do sistema de injeção eletrônica do veículo a bomba pode ser encontrada dentro ou fora do tanque do combustivel, chamada bomba “in-tank” ou “in-line”
Em ambos os casos, o combustível aspirado do tanque passa primeiro por um pré-filtro antes de entrar na bomba de combustível. O pré-filtro tem a função de filtrar o combustível antes de entrar na bomba e evitar que possíveis impurezas contidasno tanque comprometam seu perfeito funcionamento.
O pré-filtro da bomba de combustível é um componente fundamental para assegurar o perfeito funcionamento e a vida útil da bomba. A Bosch recomenda a verificação periódica a cada 30 mil quilômetros e a troca obrigatória sempre que a bomba de combustível for substituída entre outros.
O filtro de combustível, outro importante componente docircuito, está instalado após a bomba elétrica. Sua função é manter livre de impurezas o combustível que será pulverizado pelas válvulas de injeção. Se não realizar a troca do filtro no período recomendado a qualidade do combustivel pode ocorrer o entupimento.
"Não se esqueça! O filtro de combustível do veículo deve ser substituido a cada 30 mil Km."

O que é Injeção Eletrônica?
A injeção eletrônica éum sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de um automóvel movido a explosão. Sua utilização em larga escala se deve à necessidade da indústria automotiva em reduzir o índice de emissão de gases poluentes. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estequiométrica, isso se traduz em maioreconomia de combustível, já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e melhora a performance do motor.
componentes:
O principal é o módulo central,onde e gravada as informações do veículo e seus parâmetros de fábrica, ele também realiza os cálculos programados os outros componentes podem ser divididos em Sensores e Atuadores.
Sensores:
São componentes que captam informações para acentral, transformando movimentos, pressões, e outros, em sinais elétricos para que a central possa analisar e decidir qual regulagme seguir.
Sensor de posição da borboleta de aceleração: informa à central a posição instantânea da borboleta. Ele é montado junto ao seu eixo e ele permite à central identificar a potência que o condutor esta requerendo do motor.
Sensor temperatura líquido dearrefecimento: é muito importante, pois identifica a temperatura do motor. Nos momentos mais frios os motores precisam de mais combustivel.
Sensor temperatura ar: informa à central a temperatura do ar que entra no motor. Junto com o sensor de pressão, a central consegue calcular a massa de ar admitida pelo motor.
Sensor pressão do coletor: Responsável por informar a diferença de pressão do ar dentro docoletor de admissão, entre a borboleta e o motor, e o ar atmosférico.
Sensor rotação: Informa a central a rotação do motor e na maioria dos sistemas a posição dos êmbolos, para a central realizar o sincronismo da injeção e ignição. Normalmente encontrado em cima de uma roda magnética .
Sensor detonação: Permite a central detectar batidas de pino no interior do motor. Este sensor é fundamentalpara a vida do motor, já que os motores modernos trabalham em condições críticas, a central diminui o ângulo de avanço de ignição a fim de eliminar o evento denominado como "detonação", tornando a avançá-lo posteriormente.
Sonda lambda ou Sensor Oxigênio:
Este sensor fica localizado no escapamento do automóvel, ele informa a central a presença de oxigênio nos gases de escape, podendo designar-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema alimentacao
  • Sistema de alimentação
  • Sistema de alimentação
  • sistema de alimentaçao
  • Sistemas de alimentação
  • Funcionamento do sistema de mercado
  • Funcionamento do Sistema Respiratório
  • Funcionamento da Economia sistema capitalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!