Funcionamento do polarímetrro

1147 palavras 5 páginas
A Explicação Simples
Imagine amarrar um pedaço de corda grossa a um gancho na parede, e, em seguida, balançar a corda com vigor. A corda estará vibrando em todas as direções – para cima e para baixo, de lado a lado, e todos os sentidos no meio – dando-lhe um movimento muito complexo. Agora, suponha que você passou a corda através de um buraco vertical retangular, como este: []. A corda tem um ajuste muito apertado no buraco. As vibrações só continuam a acontecer dos lados verticais do buraco. Todos os outros terão sido impedidos pelo buraco.

Polarímetro
O que emerge do buraco pode ser descrito como “corda polarizada”, porque as vibrações são apenas em um plano (o vertical) único. Agora olhe para a possibilidade de colocar um segundo furo na corda. Se ele está alinhado da mesma forma que o primeiro, as vibrações ainda irão passar. Mas se o segundo furo é de 90 ° para o primeiro (de modo horizontal), a corda vai parar de vibrar totalmente à direita do segundo buraco. O segundo buraco só deixa passar vibrações horizontais – e não há nenhuma.
A luz também é feita de vibrações – desta vez, as eletromagnéticas. Alguns materiais têm a capacidade de filtrar as vibrações além daquelas em um plano e assim produzir um plano de luz polarizada. O exemplo mais conhecido disso é o material que os óculos de sol Polaroid são feitos.

Polimeria
O Polarímetro
Um polarímetro funciona da mesma maneira: Você tem duas lentes polaroid, como os dois furos com a corda, um vidro é o polarizador, o outro vidro é o analisador. O polarizador garante que apenas um raio de luz monocromática polarizada (luz de apenas uma freqüência – em outras palavras, uma única cor) seja transmitida através da solução por trás do polarizador no polarímetro. O polarímetro é originalmente configurado com água no tubo. A água não é oticamente ativa – não tem efeito sobre o plano de polarização. O analisador é girado até que você não possa ver nenhuma luz que vem através do polarímetro.

Transitor
Uma

Relacionados