funcionalismo

Páginas: 8 (1908 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
FUNCIONALISMO
Para Durkheim cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade. A sua interpretação de sociedade está directamente relacionada com o estudo do fato social que, segundo ele, apresenta características específicas: exterioridade e a coercividade. O fato social é exterior, na medida em que existeantes do próprio indivíduo, e coercivo, na medida em que a sociedade se impõe, sem o consentimento prévio do indivíduo.
É uma filosofia sociológica que originalmente tenta explicar as instituições sociais como meios coletivos de satisfazer necessidades biológicas individuais, vindo mais tarde a se concentrar nas maneiras como as instituições sociais satisfazem necessidades sociais, especialmente asolidariedade social ( mecânica e orgânica). Faz a interpretação da realidade social a partir do parelelo entre sociedade e organismo biológico ( comparando-os). Dessa forma, a sociedade é um todo orgânico.
Para Durkheim existem dois fatos que seriam os repsonsáveis pelo bom funcionamento da sociedade, ou seja, a moral social ( consciência coletiva) e, a divisão social do trabalho.
Cunhoconservador. Neutralidade. O funcionalismo é tradicionalmente associado a Émile Durkheim contudo, mais recentemente, a Talcott Parsons, que vem se destacando ao afirmar que a sociedade e a respectiva cultura formam um sistema integrado de funções.
CRÍTICA - Nos anos 60, o funcionalismo era criticado por prover modelos ineficazes para mudanças sociais, contradições estruturais e conflitos.Funcionalistas respondem que Durkheim usou uma forma radical de socialismo corporativo juntamente com explicações funcionalistas, o marxismo reconhece contradições sociais e utiliza explicações funcionais e a teoria evolucionária de Parsons descreve os sistemas e subsistemas de diferenciação e reintegração.
DESENVOLVIMENTISMO
Desenvolvimentismo chamamos qualquer tipo de política econômica baseada nameta de crescimento da produção industrial e da infra-estrutura, com participação ativa do estado, como base da economia e o conseqüente aumento do consumo. Desenvolvimento e consenso devem combinar-se.
O desenvolvimentismo é uma política de resultados, e foi aplicado essencialmente em sistemas econômicos capitalistas, como no Brasil (governo JK) e no governo militar, quando ocorreu o "milagreeconômico brasileiro“. A ideologia desenvolvimentista se apresenta com as idéias de modernização, democratização, melhorias e planificação.
O Estado aparece como legítimo guia do desenvolvimento, dentro da ordem legal estabelecida. O seu caracter de classe e de Estado dependente ficam suplantados pelo apoio ao crescimento, ao interesse geral, à reforma, num processo político de cooperação dosmovimentos que se foram desenvolvendo na década de sessenta ( no Brasil).
A política social no Brasil se instituiu, nos anos 1930, associada formalmente a direitos sociais reivindicados por trabalhadores organizados, mas ironicamente submetida a práticas populista ( nacionaldesenvolvimentistas) do governo ditatorial de Vargas. Digo ironicamente porque, enquanto nos países capitalistas centrais aspolíticas sociais conquistadas pela classe trabalhadora floresceram sob a égide das chamadas democracias burguesas, no Brasil tais políticas floresceram e se adensaram nas ditaduras, sob as bênçãos da burguesia.
Prova disso, foi que, no governo republicano de Juscelino Kubitscheck (195661), considerado até então o mais democrático, a política social teve um papel marginal. Nesse governo, marcado porum ambicioso sonho nacionaldesenvolvimentista de trazer para o país, em cinco anos, um progresso equivalente a cinquenta anos de crescimento industrial, a política social só teve vez como peça subsidiária a realização desse progresso. Não à toa, a educação contida no Plano de Metas do governo Kubitscheck visava quase tão somente preparar recursos humanos para empresas estrangeiras que aqui se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funcionalismo
  • Funcionalismo
  • funcionalismo
  • Funcionalismo
  • FUNCIONALISMO
  • Funcionalismo
  • Funcionalismo
  • Funcionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!