Funcionalismo

Páginas: 9 (2093 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
Capítulo 8: O Legado do Funcionalismo: A Psicologia Aplicada

A psicologia funcional rapidamente dominou os Estados Unidos e que esta foi orientada muito mais pelas idéias de Darwin e Galton do que pelo trabalho de Wundt. Este último treinou boa parte dos membros da primeira geração de psicólogos americanos, dentre eles Hall, Cattell, Witmer, Scott e Münsterberg. Entretanto, poucas idéiassobreviveram da psicologia de Wundt. Seus alunos estabeleceram uma psicologia que pouco se assemelhava ao que Wundt tinham lhe ensinado. A nova ciência adaptava-se ao seu novo ambiente. Eles começaram a estudar não o que a mente é, mas o que faz. Modificaram a natureza da psicologia tão radicalmente quanto os fundadores acadêmicos do funcionalismo.

Este crescimento da psicologia americana noperíodo de 1800 – 1900 é um período marcante na história da ciência. A psicologia teve sua estréia nos EUA na Feira Mundial de Chicago de 1893. Os psicólogos organizaram exibições de aparelhos de pesquisa e um laboratório de testes e os participantes podiam ter suas capacidades medidas diante de uma taxa. Logo a disciplina Psicologia se firmou nas aulas das faculdades e na vida das pessoas.

Porém, em1912, Christian A. Ruckmick percebeu entre seus colegas psicólogos que a psicologia não tinha uma boa imagem nas instituições de ensino americana. Os equipamentos e fundos destinados à psicologia eram deficientes. A melhor madeira de remediar a situação era mostrar aos administradores e legisladores estaduais que a ciência psicológica podia ajudar a curar muitos males sociais. Hall aconselhou umcolega a fazer a influência da psicologia ser sentida fora da universidade, evitando críticas no legislativo. Buscaram tornar a psicologia mais valiosa mediante sua aplicação e em pouco tempo as matrículas nas escolas públicas tiveram um crescimento dramático. A educação de repente se tornava um grande negócio e chamou a atenção dos psicólogos. Em pouco tempo a psicologia passou a ser considerada ocampo principal e imediato da educação. Os psicólogos passaram a se interessar na área educacional.

Um teórico notável na história da psicologia americana foi Granville Stanley Hall. Foi o primeiro a receber o grau de doutor em psicologia da América e foi o primeiro aluno americano a fazer parte do laboratório de psicologia.

Recebeu o primeiro grau em psicologia nos EUA. Logo se doutorou,foi para a Europa e foi aluno de Wundt em Leipzig. Reconheceu que a melhor oportunidade de satisfazer sua ambição estava em aplicar a psicologia à educação. Hall passou a fazer palestras sobre educação que lhe valeram o cargo de professor efetivo da Hopkins onde deu início a seu primeiro laboratório de psicofisiologia.

Fundou o American Journal de Psychology onde apresentava idéias teóricas eexperimentais e funcionava como eixo de solidariedade e independência entre os psicólogos americanos. Posteriormente tornou-se o primeiro presidente da Universidade Clark em Worcester, Massachusetts. Além de presidente era também professor de psicologia onde também fundou outras revistas sobre o estudo de crianças e de psicologia educacional. A Associação Psicológica Americana – APA foi fundadagraças aos esforços de Hall. A psicologia prosperou em Clark em decorrer da direção de Hall. Ele foi um dos primeiros americanos a se interessar pela psicanálise, sendo bastante responsável pela atenção que ela recebeu na América.

Para Hall, o desenvolvimento da mente envolve uma série de estágios evolutivos. Hall deu mais contribuições à psicologia educacional que a experimental. Pretendiaaplica seus conceitos ao funcionamento da criança no mundo real fazendo amplo uso de questionários. Seus trabalhos com crianças levou à criação do chamado movimento de estudo de criança. Este serviu para deixar estabelecida a importância, tanto para o estudo empírico da criança, como do conceito de desenvolvimento psicológico. Em sua principal obra “A adolescência: sua psicologia e suas relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funcionalismo
  • Funcionalismo
  • funcionalismo
  • Funcionalismo
  • FUNCIONALISMO
  • Funcionalismo
  • Funcionalismo
  • Funcionalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!