funcionários de escola

Páginas: 6 (1494 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2015
ESCOLA ESTADUAL DR. FERNANDO CORREA DA COSTA

RELATÓRIO DE ESTUDOS
















ARAL MOREIRA - 2015
Curso: Técnico em Secretariado Escolar
Coordenador Geral: Sérgio Henrique Ferreira
Cursista: Edevagno Pereira da Silva
Maria Inês
Tutora: Eliane


Relatório de estudo do Eixo Formação Pedagógica

FUNCIONÁRIO DE ESCOLAS: Cidadãos, educadores,profissionais e Gestores.

Capitulo 1 – Funcionários das escolas Públicas: quem somos nós.

No capítulo 1 o autor comenta sobre os funcionários de escolas de sua época de estudo, relatando a sua importância no desenvolvimento educacional. Também fala de temas importantes como o Conselho Escolar (nós o conhecemos como Colegiado Escolar), trata-se do órgão Consultivo, Deliberativo e Fiscalizador daspráticas pedagógicas, administrativas e financeira da Unidade Escolar. Fala também sobre o Regimento Escolar, que o documento essencial para o funcionamento correto da escola.
Foi debatido também a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Outra Lei debatida neste capitulo foi o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) Lei 8.069 de 1990. Em nosso município já teve o curso de Habilitação para oMagistério, curso este que foi feito por grande parte dos professores que atualmente estão em sala, quanto aos administrativos pouquíssimos fizeram este curso, praticamente 5%. O que é uma pena, uma vez que essa formação tem a importância de dar fundamentação pedagógica, estrutural e psicológica para que atua dentro da escola, não importando em função esteja trabalhando.

Capitulo 2 – O que éeducação? Desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação.
Acreditamos que a escola não é lugar de educar crianças, mas sim, ensinar os conteúdos programáticos que os mesmo devem aprender para sua formação futura. O desenvolvimento pessoal vem a partir da unificação e das participações em sindicatos para tratar dos direitos e formação para profissionalizar os administrativos daeducação. O parecer CNE/CEB abriu as portas para a profissionalização dos funcionários de escolas. No curso do pró funcionário os módulos impressos nos dá a oportunidade de se reunir e ler, discutir e debater os temas propostos dentro do conteúdo.
Sobre Regimento Escolar, todas as escolas possuem, bem como o PPP(Projeto Político Pedagógico) e foram aprovados pelo colegiado escolar. Na nossa cidadecontamos com três escolas estaduais e seis escolas municipais e um centro de educação infantil. A escola que possui mais alunos matriculados é a E.E Dr. Fernando Correa da Costa com aproximadamente 970 alunos. O sistema de ensino do município é considerado autônomo. Não há escola de tempo integral em nosso município e não conhecemos nenhuma outra. Sobre o CIEPs sabemos o seguinte: CIEPs (CentrosIntegrados de Educação Pública)
Instituições idealizadas no Brasil para a experiência de escolarização em tempo integral, voltadas para as crianças das classes populares, tentando atender as suas necessidades e interesses.
Os CIEPs foram criados na década de 80 por Darcy Ribeiro, quando era Secretário da Educação no Rio de Janeiro, no governo de Leonel Brizola. O objetivo era proporcionar educação,esportes, assistência médica, alimentos e atividades culturais variadas, em instituições colocadas fora da rede educacional regular. Além disso, estas escolas deveriam obedecer a um projeto arquitetônico uniforme. Alguns estudiosos acreditam que, para criar os CIEPs, Darcy Ribeiro havia se inspirado no projeto Escola-Parque de Salvador, de Anísio Teixeira, datado de 1950.
A idéia dos CIEPsconsiderava que todas as unidades deveriam funcionar de acordo com um projeto pedagógico único e com uma organização escolar padronizada, para evitar a diferença de qualidade entre as escolas. No entanto, o projeto dos CIEPs recebeu muitas críticas, entre elas algumas referentes ao custo dos prédios, à qualidade de sua arquitetura, sua localização, e até sobre o sentido de um período letivo de oito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • funcionarios de escola
  • Funcionários de escola
  • funcionarios da escola
  • Funcionários de Escolas
  • Funcionarios De Escolas
  • Funcionario de escolas
  • Você como funcionário de escola.
  • Você como funcionário de escola.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!