Funbdamentos de adninistração

2329 palavras 10 páginas
Unidade I U id d I
Os Fundamentos da Administraç~çao

O que é administração de de Empresas?
A administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados. A administração é antes de tudo alcançar resultados com os meios que se dispõe. Esse é o encanto da administração: t f tê i transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários.

2

O que é administração de de Empresas?
A administração significa a inteligência ad s ação s g ca a e gê c a organizacional, isto é como a g ç ,p j , organização se articula, planeja, organiza, lidera e controla suas operações para alcançar objetivos e p ç p ç j conseguir resultados esplêndidos.

3

Conceituação de Administração ç ç
Na visão de Chiavenatto (2000) a Administração nada mais é do que a Administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não ‐ organização seja ela lucrativa ou não ‐ lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do organização (estruturação) da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização a fim de alcançar objetivos. Conclui‐se, portanto, que as organizações Conclui‐se portanto que as organizações jamais teriam condições de existir e crescer.

4

Conceituação de Administração ç ç
Peter Drucker (1995), autor neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos q p e países subdesenvolvidos, e sim países que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais e países que ainda di í i i i í i d não o sabem. Em o tros termos e istem países Em outros termos, existem países administradores e países sub‐administrados. administradores e países sub‐ O mesmo ocorre com as

Relacionados