Fun es ps quicas Lucia Helena 2012

8059 palavras 33 páginas
PSICOPATOLOGIA

Psicopatologia – Estudo das perturbações mentais no que se refere à sua descrição, classificação, mecanismos e evolução. Constitui uma parte da Psicoterapia, que utiliza esses dados para fins terapêuticos. (Dicionário de Psicologia – 10ª edição – Henri Piéron, São Paulo: Ed. Globo, 1996). A psicologia apropria-se do conhecimento psicopatológico para entender os transtornos de comportamento do homem, mas, prioriza a subjetividade humana no contexto desse entendimento.
A Psicopatologia é o estudo sistemático do comportamento, da cognição e das experiências anormais; o estudo dos produtos de uma mente com transtorno mental.

Isto inclui as psicopatologias explicativas, nas quais existem supostas explicações, de acordo com os conceitos teóricos (p. ex., a partir de uma base psicodinâmica, comportamental ou existencial, e assim por diante), e a psicopatologia descritiva, que consiste da descrição e da categorização precisas de experiências anormais, como informadas pelo paciente e observadas em seu comportamento, tais como a psicopatologia dos códigos (CID, DSM) e fenomenológica de Karl Jasper.

Psicopatologia Descritiva (Psicopatologia Geral) – Observação e Fenomenológica
DIAGNOSTICO CLÍNICO
A psicopatologia descritiva, portanto, inclui aspectos subjetivos (fenomenologia) e objetivos (descrição do comportamento). Preocupa-se com a variedade da experiência humana, mas limita deliberadamente seu âmbito àquilo que é clinicamente relevante.
Psicopatologia Descritiva pela observação do comportamento- Esta psicopatologia descritiva evita explicações teóricas para eventos psicológicos. Ela descreve e categoriza a experiência anormal como relatada pelo paciente e observada em seu comportamento. O aparecimento das “unidades de análise” (CID, DSM) tornou-se o modelo oficial em termos do qual gerações de psiquiatras passaram a “fragmentar” o comportamento de seus pacientes em sintomas discretos.
Psicopatologia Fenomenológica - Fenomenologia é o

Relacionados

  • BADARO Gustavo
    550748 palavras | 2203 páginas