FUN ES INORGANICAS E PH QUASE PRONTO

1271 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

GUILHERME BERNIERI
LUCAS PEDROSO
VICTOR CARDOSO

FUNÇÕES E pH

SÃO LEOPOLDO
2013
GUILHERME BERNIERI
LUCAS PEDROSO
VICTOR CARDOSO

FUNÇÕES E pH

Trabalho Acadêmico apresentado para a disciplina de Química Geral, pelo curso de Engenharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor: Mário Luiz Conte da Frota Jr.

São Leopoldo
2013
RESUMO
Neste relatório estudaremos as substâncias ácidas, básicas e função sal, portanto é importante o conhecimento sobre o potencial hidrogeniônico (pH) que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa. Segundo Arrhenius ácido é toda substância que em solução aquosa sofre ionização produzindo, como cátion, apenas o íon H+ e base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando como ânion, apenas o íon OH. Já Bronsted-Lowry diz que ácido é toda espécie química, molécula ou íon, capaz de ceder prótons e base é toda espécie química, molécula ou íon, capaz de receber prótons.
Existem diversas maneiras para medir o pH das substâncias e neste experimento foi utilizado o papel de tornassol, em que o indicador varia de cor conforme a substância for ácida ou básica. Foram análisadas as seguintes soluções HCl, NaOH, NaCl, NH4Cl, CH3COOH, NH4OH, CH3COONa, amostra de solo e amostra de água mineral. Os resultados das amostras no papel tornassol foram comparados com a escala colormétrica e assim foi possível medir o pH das soluções.
Palavras-chave: pH, Ácido, Base, Sal, Substância, Arrhenius, Bronsted-Lowry.

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO

Relacionados

  • 2 TEXTO A CONSTRU O DO SENTIDO NA ARQUITETURA J
    25803 palavras | 104 páginas