Funçoes inorganicas

Páginas: 8 (1786 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2012
2.Funções inorgânicas
Funções inorgânicas à são aquelas constituídas por todos os demais elementos químicos que constituem os ácidos, bases, sais e óxidos, estudados pela química inorgânica. A química mineral ou inorgânica abrange o estudo dos metalóides e dos metais e das combinações químicas, tem composição qualitativa, que varia muito de um para outro elemento.
As principais funções químicasinorgânicas – ácidos, bases, sais e óxidos – são encontradas em nosso cotidiano e também em nosso organismo. Por exemplo: o ácido clorídrico é um dos constituintes do suco gástrico, encontrado no estômago; a soda cáustica é constituinte de produto de uso doméstico para desentupir pias e utilizado para fabricar o sabão; o sal de cozinha é constituído pelo cloreto de sódio e a cal viva, utilizadona construção civil e também na culinária, é constituída pelo óxido de cálcio.

3.O ácido sulfúrico
O ácido sulfúrico, H2SO4, é um ácido mineral forte. É solúvel na água em qualquer concentração.
uma característica peculiar ao ácido sulfúrico é quanto ao seu comportamento relacionado à concentração. Quando diluído a solução assume caráter de ácido forte e não apresenta poder desidratante.4.O ácido clorídrico
O ácido clorídrico é uma solução aquosa, fortemente ácida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa.
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtençãopode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção da solução de HCl.
5.O ácido nítrico
O ácido nítrico, que tem a fórmula molecular HNO3, é um ácido de elevado grau de ionização e volátil à temperatura ambiente. É produzido industrialmentepelo processo Ostwald.
O ácido nítrico fumegante é o ácido concentrado contendo óxidos de nitrogênio livres, dissolvidos, que elevem a concentração para mais de 96% em peso. Este ácido deriva seu nome porque fumega quando exposto ao ar. Apesar de ser menos estável que o ácido concentrado normal, o ácido nítrico fumegante reage mais vigorosamente, devido à presença dos óxidos nitrosos livres.6.O hidróxido de cálcio
O hidróxido de cálcio, cuja fórmula química é Ca(HO)2, também conhecido como cal apagada, consiste num sólido branco que se dissolve muito pouco na água. Cristaliza no sistema hexagonal e possui uma densidade relativa de 2,24. É produzido pela adição de água a óxido de cálcio, um processo que desenvolve gradualmente muito calor e é conhecido como caldeamento.
Ohidróxido de cálcio é usado como base barata para neutralizar a acidez de certos tipos de solo e na produção de argamassa, leite de cal, cloreto de cal e vidro.
7. O hidróxido de sódio
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria (principalmente como umabase química) na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos ebiodiesel.
Apresenta ocasionalmente uso doméstico para a desobstrução de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. É altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.
Reage de forma exotérmica com a água e é produzido por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro.Ingestão:Pode causar danos graves e permanentes ao sistema gastrointestinal.
Inalação:Irritação com pequenas exposições, danoso ou mortal em altas doses.
Pele:Perigoso. Os sintomas vão desde irritações leves até úlceras graves.
Olhos:Perigoso. Pode causar queimaduras, danos na córnea ou conjuntiva.

8.O cloreto de sódio
O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções inorgânicas
  • funções inorgânicas
  • Funções inorgânicas
  • Funções inorganicas
  • FUNÇÕES INORGÂNICAS
  • Funçoes inorganicas
  • Funções Inorgânicas
  • Funções inorgânicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!