Funçoes de linguagens

Páginas: 2 (369 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
Função Referencial (ou Denotativa)

Essa função ocorre quando o destaque na comunicação é o referente, ou seja, o objeto da mensagem ou a situação nela abordada. A intenção do emissor é transmitirinformações sobre o referente. Os textos científicos, jornalísticos e didáticos representam exemplos dessa função da linguagem.
No texto jornalístico acima, o emissor transmite sua mensagem aoreceptor, informando-lhe sobre os riscos que o uso excessivo do petróleo pode acarretar ao planeta Terra.
Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna.

Função Emotiva

Função apelativa (ouconativa)
centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativose imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Ex= Em prometo a mim e a meu Deus que jamais acreditarei em você. Eu ainda prometo não meenvolver em nada nesta casa.

Função emotiva (ou expressiva)
centralizada no emissor, revelando sua opinião, sua emoção. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagemdas biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor.

Ex- somente a tí, juro me dedicar, pois tu és os olhos que me guiam na escuridão. Meu coração está em suas mãos e minha vida de nadavale se não estiver enlaçada com a sua

A função apelativa é usada quando o objetivo da transmissão da mensagem é persuadir o receptor. Os melhores exemplos de textos que têm essa função são os textospublicitários, cuja finalidade é envolver o leitor, influenciar o seu comportamento e seduzi-lo com uma mensagem persuasiva.
Observe no texto acima, extraído de um anúncio publicitário, umacaracterística típica da função apelativa: verbos empregados no modo imperativo (fuja, escolha, procure) e pronomes na 2ª ou na 3ª pessoas (o seu agente de viagens).

Na função fática, enfatiza-se o canal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Funções da linguagem
  • Funcoes da linguagem
  • Funcoes de linguagem
  • Funções de linguagem
  • Funções da linguagem
  • Funções de linguagem
  • Funções da linguagem
  • Funções da linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!