Funçao da Linguagem

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
Escola Secundária Josina Machel

Trabalho de português
Tema: Funções da linguagem
Turma:9, 11ªClasse, Sala:9 Número:33






Nome: Gercio Timane
Funções da linguagem 
Sabe-se que a linguagem é uma das formas de apreensão e de comunicação das coisas do mundo. O ser humano, ao viver em conjunto, utiliza vários códigos para representar o que pensa, o que sente, o que quer, o que faz, o queremete-nos ao conceito da Funções da linguagem sendo recursos de ênfase que actuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando um diferente elemento da comunicação, No então é relevante que se conheçam alguns elementos patentes na comunicação.

Elementos da comunicação
Os elementos de comunicação fundamentais pelos quais comunicamo-nos são:
Emissor ou Locutor:  É quem envia amensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas), também conhecido como remetente.
Receptor ou Interlocutor:  É quem recebe a mensagem (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário. Como em situações de comunicação real o emissor e o receptor trocam de papel, costuma-se dizer que emissor e receptor são interlocutores.
Mensagem:  É o objecto físico da comunicação, aquilo quese transmite.
Canal:  É o meio pelo qual a mensagem é transmitida. (Um microfone, a internet, ou até mesmo o ar atmosférico.)
Referente ou Contexto:  É o objecto ou a situação a que a mensagem se refere, o que está na mensagem.
Código:  É o conjunto de regras de combinação de signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá descodificar.
Portanto no que éreferente as funções da linguagem, é importante que saibamos a sua importância para comunicação quotidiana do homem, já que cada uma delas comunica usando os diferentes elementos de comunicação onde cada um destes apresenta sua utilidade distintas uns dos outros… No entanto referenciemos as funções de linguagem mais predominantes na comunicação:

Função Referencial ou Denotativa
Transmite umainformação objectiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.
Exemplos:
O portal domínio público, biblioteca digital do Ministério da Educação, recebeu 6,2 milhões deacessos em pouco mais de um mês de funcionamento. Nela, o internauta pode ler gratuitamente 699 obras literárias com mais de 70 anos de existência, ou seja, já de domínio público; 166 publicações de ciências sociais e uma de exatas. Há também partituras de Beethoven, pinturas de Van Gogh e de Leonardo da Vinci, como a Monalisa, hinos e músicas clássicas contemporâneas. 

Função Expressiva ou EmotivaReflecte o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.
Exemplos:
Ah! que coisa boa!
Tenho muito medo...
Eu amo essa jovem!
Função Apelativa ou Conativa
Seu objectivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção deconvencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem directamente ao consumidor.
Exemplo:
Você tem essa ficha ?
Docente, tenho uma inquietação!
Eu não perco por nada a aula da sexta feira!
 
Função Poética
É aquela que põe emevidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Função de Linguagem
  • função da linguagem
  • Função de linguagem
  • Função linguagem
  • Função da Linguagem
  • Função da linguagem
  • Função de linguagem
  • Função da linguagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!