Funçaõ tergumentar

Páginas: 35 (8585 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO
O sistema tegumentar humano a pele e seus anexos, e considerada o maior órgão do corpo humano, onde em um adulto recobre em média mais de 7.500cm2 de toda superfície do corpo, pesa aproximadamente três quilogramas e recebe cerca de 1/3 de toda circulação sanguínea. O sistema compartilha diversas funções vitais em nosso organismo, mas sua principal função é a proteção, servindo debarreira entre os órgãos internos e externos, ela também apresente funções voltadas para manutenção dos mecanismos de defesa contra doenças, capaz de secreta água, produtos metabólicos, participa na regulação da temperatura, proteção contra ferimentos e é a principal barreira contra as lesões e traumas.
É subdividida em epiderme que é parte mais externa e a única que está em contato com o meioambiente, derme é formada por tecidos conjuntivos, que ao contrario do tecido epitelial e ricamente te vascularizado e hipoderme ou tecido subcutâneo que é composto por células gordurosas. É importante saber que quando se pensa em epiderme, derme e hipoderme, deve-se ter em mente que uma depende do outro para o equilíbrio e funcionamento deste importante órgão que é a pele.

Função Tegumentar
Os problemascutâneos são encontrados frequentemente na prática da enfermagem. As queixas relacionadas à pele respondem a mais de 10% de todas as consultas ambulatoriais. Como a pele espelha a condições gerais do paciente, muitas patologias sistêmicas podem ser acompanhadas de manifestações dermatológicas.
O estresse psicológico da doença ou uma variedade de problemas pessoais e familiares são muitas vezesexibidos externamente como problemas dermatológicos. Qualquer paciente hospitalizado pode subitamente sofrer prurido e uma erupção secundária ao tratamento. Em certas condições sistêmicas, tais como a hepatite e o câncer, as manifestações dermatológicas podem constituir o primeiro sinal da presença dessas doenças.

Revisão da Anatomia e Fisiologia
A pele, o mais extenso órgão do corpo humano, é umaestrutura indispensável para a vida humana. Forma uma barreira entre órgãos internos e o ambiente externo e participa de muitas funções vitais do organismo. A pele é continua com as mucosas nas aberturas externas dos órgãos dos sistemas digestivo, respiratório e urogenital. Como os distúrbios da pele são prontamente visíveis, as queixas dermatológicas são com frequência, as razões primárias paraas visitas dos pacientes.

Anatomia da Pele
A pele é composta de três camadas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo, cada camada torna-se mais diferenciada ( madura e com funções mais especificas ) à medida que se eleva da camada do extrato germinativo basal para a camada mais externa do extrato córneo. A epiderme é a camada mais externa, com uma espessura de 0,1 mm na pálpebra até 1mm napalma das mãos e sola dos pés ( Morton, 1993). Esta camada externa epiteliais estratificadas é composta predominantemente de ceratinócitos.
A epiderme, que é contígua com as membranas mucosas e com o revestimento dos canais auditivos, consiste em células vivas dividindo se continuamente e cobertas, na superfície, por células mortas originalmente mais profundas na derme, porém forçadas para cimapelas células subjacentes mais novas e mais diferenciadas. Esta camada externa é quase completamente reposta a cada três a quatro semanas. As células mortas contêm uma grande quantidade de ceratina, uma proteína fibrosa insolúvel que forma a barreira externa da pele e tem capacidade de repelir os patógenos e prevenir a excessiva perda de líquidos do corpo (Holbrook, 1991). A ceratina é o principalingrediente da estrutura ceratinizada dura dos cabelos e das unhas.
Os melanócitos são células especiais da epiderme envolvidas principalmente na produção da melanina, o pigmento que dá cor à pele e aos cabelos. Quanto maior a quantidade de melanina, mais escura é a cor. A pele das pessoas negras e as áreas mais escuras das pessoas de pele clara ( por exemplo, o mamilo ) contêm quantidades maiores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema tergumentar
  • Sistema tergumentar
  • Sistema tergumentar
  • função
  • Função
  • funçao
  • Função
  • Função

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!